Pesquisa retrata perfil do consumidor regional

Vale do Taquari - Atitudes Vencedoras

Pesquisa retrata perfil do consumidor regional

Estudo desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas do A Hora apontou as impressões da comunidade sobre o varejo regional. Empresas de destaque receberão premiação nos dias 10 e 13, em Cruzeiro do Sul e Encantado

Pesquisa retrata perfil do consumidor regional
Vale do Taquari

Os resultados da pesquisa do Atitudes Vencedoras 2017 foram apresentados ontem, na sede do Sindilojas-VT, em Lajeado. Representantes dos dez municípios participantes do projeto receberam em mãos os dados coletados durante os quase três meses de trabalho dos pesquisadores.

Os dados regionais da pesquisa foram apresentados pelo colaborador do A Hora e coordenador dos trabalhos, Guilherme Kauffmann. Segundo ele, foram ouvidas 2.770 pessoas em Arroio do Meio, Capitão, Cruzeiro do Sul, Encantado, Lajeado, Muçum, Progresso, Roca Sales, Sério e Travesseiro.

De acordo com Kauffmann, a pesquisa deste ano buscou ampliar a assertividade na comparação com edições anteriores. Para isso, uma das ações realizadas foi o estabelecimento de um sistema que inviabiliza fraudes nas respostas.

“Quando a equipe de pesquisa está em uma cidade, o sistema aponta, por meio de um GPS no tablet do pesquisador, onde o levantamento foi realizado”, ressalta. Dessa forma, aponta, foi possível assegurar que o estudo não ficasse restrito a uma região geográfica da cidade.

“Mesmo que em muitas cidades seja difícil de encontrar pessoas fora do centro em horário comercial, as equipes se deslocaram para colher informações diversificadas”, relata. Outro fator levado em consideração foi o recorte das faixas etárias.

Segundo Kauffmann, em anos anteriores, se chegou à conclusão de que o maior número de repostas partiu de pessoas com mais de 55 anos. Em 2017, afirma, a coleta de dados foi realizada de forma a ser mais equilibrada, por meio da busca de pessoas mais jovens.

“O curioso é que os resultados foram muito semelhantes, mesmo com uma metodologia que buscou mais respostas do público jovem”, destaca. A metodologia também foi alterada na relação de profissões apontadas pela pequisa. Pela primeira vez, foram incluídas ocupações em cargos públicos e desempregados, antes inseridos no item “outras profissões”.

Presidente do Sindilojas, Giraldo Sandri afirma que o resultado serve para qualificar o setor

Presidente do Sindilojas, Giraldo Sandri afirma que o resultado serve para qualificar o setor

Destaques do varejo

Kauffmann explica que cada um dos entrevistados respondeu a 18 perguntas sobre o varejo regional. Segundo ele, um dos pontos que mais chamou a atenção é o fato de que quase 40% dos consumidores não sabiam que as compras realizadas na região revertem em imposto para os municípios.

“As pessoas gostam, valorizam o comércio local, mas não sabem que o imposto fica”, aponta. Para o coordenador da pesquisa, esse dado poderia ser mais explorado pelas administrações municipais no sentido de incentivar a compra na cidade de origem.

Ao fim da apresentação, os representantes municipais receberam envelopes com os nomes de personalidades e organizações que se destacaram nos quesitos Qualidade de Atendimento, Criatividade/Inovação, Atuação nas Redes Sociais e Responsabilidade Social e/ou Sustentabilidade. Os vencedores receberão a premiação em dois eventos microrregionais. O primeiro ocorre em Cruzeiro do Sul, no dia 10 de julho. O segundo será realizado em Encantado, no dia 12 do mesmo mês.

Banco de dados regional

Diretor de Operações do A Hora, Fabrício de Almeida ressaltou a iniciativa do Sindilojas em dar prosseguimento ao trabalho de pesquisa realizado por meio do Atitudes Vencedoras. Segundo ele, ações como essa são fundamentais para prover informações aos empreendedores do comércio local.

Almeida citou como exemplo a experiência familiar no varejo dos anos 1990. “Minha mãe criou uma loja e se esforçou muito, mas quebrou em um período de cinco a dez anos de trabalho”, lembrou. Para ele, essa é a demonstração de que não adianta apenas vontade para perdurar no setor.

“Acompanhar a realização do trabalho me deu ainda mais certeza de que criar essa expertise é fundamental”, destaca. Segundo o diretor, o Núcleo de Pesquisas A Hora faz parte de uma iniciativa maior, o Estúdio de Conteúdo da empresa. A intenção, afirma, é qualificar mais o mercado por meio de um banco de dados e pesquisas reconhecidamente idôneas.

Conforme o presidente do Sindilojas, Giraldo Sandri, o resultado da pesquisa serve justamente para buscar a qualificação do setor. “É uma ferramenta que fica na mão de cada gestor do seu município para que isso possa ser trabalhado dentro das associações comerciais”, alega. Segundo Sandri, o Sindilojas trabalha em cima dos apontamentos da pesquisa para oferecer qualificações ao setor.

Acompanhe
nossas
redes sociais