Hospital Santa Isabel suspende partos

Progresso

Hospital Santa Isabel suspende partos

Medida inclui cirurgias em caráter de urgência e vale a partir do próximo mês

Hospital Santa Isabel suspende partos
Vale do Taquari
oktober-2024

Por decisão da própria instituição mantenedora do Hospital Santa Isabel, de Progresso, serão suspensos os atendimentos obstétricos para realização de partos e os atendimentos de cirurgia geral, em caráter de urgência. Segundo comunicado da casa de saúde, a decisão entra em vigor a partir de 1° de julho.

Ainda no começo de maio, a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) aprovou em reunião na Secretaria Estadual da Saúde a proposta de regionalização de partos. Com a medida, apenas seis hospitais da região serão autorizados a fazer os procedimentos.

No caso de Boqueirão do Leão e Progresso, haveria um estudo para manter os procedimentos, em virtude da distância em relação aos hospitais da região. De acordo com a administradora do Hospital Santa Isabel, Maria Inês Schmidt, a casa de saúde não atinge o número mínimo de partos ao ano, que seria de 365.

“Em virtude da resolução n° 206/17-CIB/RS, em consonância com a portaria GM/MS n° 011, de janeiro de 2015, e outras diretrizes técnicas da Anvisa e Ministério da Saúde, resolveu-se, dentre outras determinações, por limitar o atendimento obstétrico e realização de partos”, justifica Maria Inês.

Ressalta ainda ser uma decisão temporária que passa a vigorar a partir do próximo mês, quando então os pacientes devem procurar outras instituições da região. “O Hospital Santa Isabel não alcança o quantitativo de atendimentos mínimos estabelecido, tampouco conta com equipe médica nos termos determinados pela referida legislação”, reitera a gestora.

O parto da agricultora Adriana Gonçalves será um dos últimos realizados no hospital. “Vai ficar ruim às pessoas daqui e até dos outros municípios que vêm para cá. O meu parto vai ser o último realizado no Santa Isabel, as outras grávidas que participam do pré-natal comigo terão que ir a outras casas de saúde. Será difícil, principalmente por causa da distância, se for um parto de emergência”, comenta.

Boqueirão, Gramado Xavier e Sinimbu

Nos municípios de Gramado Xavier e Sinimbu, os partos passam a ser realizados no Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul. De acordo com o secretário de Saúde de Gramado Xavier, Antônio Machado da Costa, a regionalização passa a valer a partir de 15 de julho.

Até essa data, as gestantes que entrarem em trabalho de parto serão encaminhadas para Rio Pardo, cidade que já realizava os procedimentos. O Hospital Dr. Anuar Elias Aesse, de Boqueirão do Leão, é o único da microrregião que manterá o serviço. Em reunião na Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), no começo da semana, houve a confirmação por parte do secretário da Saúde do município, João Batista Piccoli, e do vice-prefeito, também médico, Dil Marcos Richesky.

Acompanhe
nossas
redes sociais