Em tempos em que praticamente qualquer hit está a um clique – de graça ou com preços muito inferiores aos de CDs – e que versões piratas de qualquer álbum podem ser encontradas facilmente, lançar um disco requer coragem.
Em 2014, a Banda Barbarella não acreditou apenas que seus principais sucessos teriam saída enquanto CD, e apostou também no lançamento do primeiro DVD, gravado na Lupus Land. O que o grupo de 47 anos formado por representantes de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio não esperava era que Barbarella Clássicos venderia mais de 25 mil cópias, marca atingida no fim do ano passado e que vale um Disco de Ouro.
O vocalista da banda, Nando Rosa, atribui a tiragem à fidelidade do público, que se mostra ativo e interessado nas produções. “Quando lançamos o trabalho, imaginávamos que o nosso público aceitaria bem, mas a marca de Disco de Ouro surpreende. Além da aceitação, há também o consumo do produto físico”, comenta.
[bloco 1]
O DVD completo foi disponibilizado no YouTube, e já atingiu quase 400 mil visualizações. Os comentários dos internautas vão desde agradecimentos até campanhas para que a banda toque no Rock in Rio. Além de covers de sucessos nacionais e internacionais, o Barbarella Clássicos inclui as famosas que marcaram a história do grupo, como Só uma Canção, Aldeia e Sedução.
Rosa observa que nos últimos 15 anos artistas regionais têm sido abafados por nomes de projeção nacional, o que deixa o grupo do Vale do Taquari ainda mais satisfeito com os resultados alcançados. Com fãs na faixa etária a partir dos 25 anos, Rosa percebe o crescimento do público infantil e juvenil nos shows, o que pode indicar que as atrações já se tornaram um programa para famílias. “Os pais gostam e, automaticamente, influenciam os filhos.”
Para celebrar a tiragem do último trabalho, a Barbarella está na Turnê de Ouro desde o dia 2, com a meta de realizar 15 shows em 17 dias, em Santa Catarina e no RS. A entrega do Disco de Ouro, por parte da gravadora Faixa Nobre, ocorre neste sábado, 17, em um baile de casais no Clube União Forquetense, em Caxias do Sul.
E, para mostrar que não foi sorte, a Barbarella repete a dose. No mesmo dia em que recebe a distinção, o grupo lança o álbum Felicidade, com músicas autorais inéditas e que também ganhará DVD, cuja gravação deve ser feita ainda neste ano, no Vale do Taquari. “Não definimos a cidade, mas na região temos um público muito próximo.”