Suinofest contabiliza 16 mil visitantes

Encantado

Suinofest contabiliza 16 mil visitantes

Primeiro fim de semana do evento teve atrações gastronômicas e eventos técnicos

Suinofest contabiliza 16 mil visitantes
Encantado

O clima familiar é uma marca desta edição da Suinofest. A programação iniciou na sexta-feira e transcorreu ao longo do fim de semana. O evento continua nesta sexta-feira, sábado e domingo no Parque João Batista Marchese.

Visitantes de várias cidades prestigiaram a festa. Eles puderam desfrutar do Salão Gastronômico, Festival de Compras, Espaço Cultural, Praça de Alimentação, produtos das agroindústrias, artesanato, oficinas de gastronomia, seminários, Espaço Aventura, Roteiro Encantado e Passeio Recreativo.

A professora aposentada de Porto Alegre, Clarice Maria Steffens, 53, veio à Suinofest pela primeira vez. “Sinto um ar de família e congraçamento. As pessoas são amigáveis e receptivas. Pretendo voltar no ano que vem”, diz. Ela veio em uma excursão com mais 35 pessoas da capital gaúcha.

“Recomendo e pretendo voltar. A festa é ótima. Adorei a música e a comida”, complementa a colega de passeio, a dentista Rosa Maria Oliveira, 60, também de Porto Alegre.

Outra turma animada que prestigiou o Salão Gastronômico foi de Esteio. A empresária aposentada, Susete de Jesus, 57, acompanhada do marido e de um casal de amigos também conheceu a festa pela primeira vez. “Fiquei sabendo da Suinofest por uma guia de turismo. Achei a cidade limpa e linda. Está tudo maravilhoso”, comenta.

[bloco 1]

A Suinofest é realizada pela Associação Comercial e Indsutrial de Encantado (Aci-e). Tem o patrocínio da administração municipal, câmara de vereadores, Dália Alimentos, Sicredi, Baldo S.A, BRDE, Lojas Benoit, Unimed VTRP, Corsan, Banrisul, Machado Agropecuária e Fontana S.A, O apoio é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado. A organização do Festival de Compras é da Lume Eventos.

Apresentações na Suinokids reuniram cerca de 500 crianças no sábado

Apresentações na Suinokids reuniram cerca de 500 crianças no sábado

Suinokids

Show de mágica, momento de interação com mascotes de empresas da região e da Suinofest, o Buti, marcaram a Suinokids realizada na manhã de sábado no Parque João Batista Marchese. Participaram alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais e estaduais de Encantado e também de Doutor Ricardo.

Também houve distribuição de lanches e brindes e visitação aos espaços da Suinofest. Conforme Claúdia Buffon, mãe de Vitória Elissa, do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado, a filha participa pela segunda vez.

“Ela já acorda ansiosa para participar”, conta Claudia. Segundo ela, o evento é importante na inserção dos estudantes na comunidade. “A participação e a integração promovida pela Suinokids em fazer com que os alunos conheçam também os pontos turísticos onde vivem fortalece o vínculo com o município”, acrescenta.

Neste ano, a temática trabalhada nas escolas foi o cooperativismo. Várias atividades foram realizadas com os alunos em sala de aula e culminaram na Suinokids.

Festival de Compras

Conforme a comissão, o novo formato da feira aumentou o número de vendas em comparação com a edição passada. A cada R$ 50 em compras nos estandes do Festival de Compras, o consumidor recebe um cupom para concorrer a cinco prêmios. Nesse domingo, foram sorteados um celular Galaxy J5 Samsung e um televisor led 40″. Rosangela Lucca Borela, de Encantado, ganhou o celular e Felipe Hermes, de Santa Clara do Sul, levou a televisão. No próximo domingo, às 17h, serão sorteados outro celular Galaxy J5 Samsung, um notebook e um televisor led 43″.

Festival de Compras movimentou a Suinofest no primeiro fim de semana

Festival de Compras movimentou a Suinofest no primeiro fim de semana

Tecnologia

Diversos seminários e workshops fazem parte da programação da Suinofest. No sábado, a Unidade Parceiros Voluntários Encantado trouxe Thomas Job Antunes, especialista em Gestão de Projetos e da Inovação, e Cristiano Borges Franco, sociológo e pós-graduado em Gestão Estratégica e Inovação. Eles falaram sobre exponencialidade, revoluções pós-internet e futuro do trabalho e como tudo isso irá impactar as empresas, empregos e a maneira como o ser humano se relaciona.

“A revolução pós-digital está relacionada à biotecnologia, à nanotecnologia, à robótica e à inteligência artificial”, destacou. Segundo Franco, a revolução digital já aconteceu e há outras coisas acontecendo que irão impactar a vida de todos ainda mais. “Depende de nós utilizarmos essas tecnologias para o melhor ou para o pior. Devemos utilizá-las para melhoras as nossas relações interpessoais e de negócios”, afirmou ainda.

Para Antunes, o passado e o futuro interferem no presente. “Temos que pensar no passado em relação ao que a gente aprendeu e observar quais mudanças estão ocorrendo. Aí sim, desenhar o presente”, enfatiza. Dessa forma, segundo ele, pode-se ter o chamado gap de inovação, ou seja, ver o mundo de uma nova perspectiva e surfar na nova onda tanto para a vida pessoal como para as empresas.

Acompanhe
nossas
redes sociais