Município prepara base para ponte na ERS-413

Lajeado

Município prepara base para ponte na ERS-413

Serviço de máquinas começou a ser feito ontem

Município prepara base para ponte na ERS-413
Lajeado
oktober-2024

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) iniciou ontem a construção dos acesso para a nova ponte sobre o Arroio Saraquá, na divisa entre os bairros Moinhos D’Água e São Bento, na ERS-413.

Realizados com uma escavadeira hidráulica, os trabalhos foram acompanhados pelo secretário da Seosp, Adriano Jung, e o coordenador de Serviços Urbanos, Adi Cerutti.

Com a finalização dos acessos, a empresa vencedora da licitação, realizada pelo Governo do Estado, Premold, poderá iniciar a construção da nova passagem, em um investimento de R$ 870 mil. Além dos acessos, o município ficará responsável pelo aterramento das cabeceiras da ponte.

Morador de Santa Clara do Sul faz 35 anos, o aposentado Hélio Kronbauer, 59, se deslocou até a ponte ontem à tarde para ver o trabalho das máquinas. Segundo ele, faz mais de 20 anos que a comunidade pede por uma solução para a travessia.

“A gente vai seguido para Lajeado e de tarde, na hora do pique, a média de espera para atravessar é de 15 minutos”, aponta. Além disso, Kronbauer ressalta o perigo de acidentes devido à passagem de apenas um lado do fluxo por vez.

Nova ponte terá 30 metros de comprimento e 5,60 metros de largura, com capacidade para suportar até 45 toneladas

Nova ponte terá 30 metros de comprimento e 5,60 metros de largura, com capacidade para suportar até 45 toneladas

Na semana passada, o Executivo foi informado sobre a emissão da licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A licença ambiental era o último documento necessário para início da obra.

Na sexta-feira, 9, o secretário Jung se reuniu com técnicos do Daer e da empresa vencedora da licitação. Eles foram ao local da obra e avaliaram as condições do terreno.

Atraso nos trabalhos

A obra da ponte sobre o Saraquá teve o início anunciado no dia 13 de abril, em solenidade com a presença do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. Cerca de 40 dias depois, a construção dependia da remoção de um poste, conforme o Daer.

Após a retirada do poste, descobriu-se a ausência da liberação do projeto de sinalização por parte da Fepam. Na oportunidade, o Daer esclareceu que o encaminhamento desse projeto, antes da obra, é uma novidade no sistema de cadastramento da Fepam. Até então era necessário apresentar o plano durante a execução.

A edificação da ponte é esperada faz mais de 15 anos. Em 2002, o Governo do Estado finalizou o asfaltamento de toda a extensão de 11 quilômetros da ERS-413, entre Lajeado e Santa Clara do Sul, sem alargar a estrutura.

Em 2010, o Daer realizou licitação para a obra. O projeto foi encaminhado à Central de Compras do Estado (Cecon) e, em novembro, o governo confirmou R$ 542,9 mil para duplicação. Porém, não houve autorização para o início dos trabalhos.

Dois anos depois, o então secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, prometeu começar a obra em maio de 2012. Em 2013, o Daer informou o município sobre erros no projeto licitado, e cancelou a execução, retomada apenas neste ano.

Problemas de tráfego

A estrutura atual permite a passagem de um único veículo por vez, o que provoca filas em ambos os lados. A nova ponte ficará ao lado da atual, possibilitando a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos.

Terá 30 metros de comprimento e 5,60 metros de largura, com capacidade para 45 toneladas. A ponte existente suporta 36 toneladas. A previsão de conclusão é de cerca de 180 dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais