A trajetória do A Hora foi destaque em seminário internacional realizado nesse fim de semana em Curitiba. Promovido pela Dale Carnegie, o Intensive Leadership Academy 2017 (ILA) reuniu cerca de 600 executivos e líderes empresariais do Brasil, do Uruguai e Paraguai, entre a sexta-feira, 9, e o sábado, 10.
Diretor de Conteúdo do A Hora, Fernando Weiss apresentou a história da empresa, desde o início em Santa Clara do Sul, no ano de 2002, passando pela mudança para Lajeado. A transformação para jornal diário, a criação de projetos como o Pensar o Vale, até chegar ao momento atual de reconhecida relevância regional.
“Neste curto período, conseguimos ser uma empresa sólida, envolvida com a comunidade por meio de projetos importantes que vão ao encontro do que a sociedade necessita”, aponta. Conforme Weiss, o A Hora sempre buscou ser muito mais que um veículo de comunicação, agindo como um agente de desenvolvimento regional e transformação social e comunitária.
Segundo ele, a empresa tem uma forte relação com a Dale Carnegie, com diretores e colaboradores que participaram de diversos treinamentos. Afirma que os valores trabalhados pelo A Hora são consonantes com os desenvolvidos pela instituição em gestão de negócios.
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“Temos esse DNA de dar valor e acreditar na humanização, que é um dos pontos mais importantes da Dale Carnegie”, relata. Para o diretor, esse reconhecimento mostra que a empresa está no caminho adequado para enfrentar as mudanças da sociedade.
Avanço tecnológico
Conforme Weiss, o seminário abordou as transformações provocadas pela revolução digital na sociedade e, consequentemente, para o mundo corporativo. Segundo ele, apesar de parecerem mais conectadas com o advento das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras.
“No mundo empresarial, isso é muito perigoso, e ficou claro que o engajamento, a presença e as relações diárias precisam ser resgatadas e impulsionadas”, afirma. Isso, alega, diz respeito tanto a relação entre empresas quanto a de empresas com consumidores, fornecedores e colaboradores.
“São relações que não podem esfriar, porque você não vai convencer as pessoas se não conseguir constituir valor sobre o produto ou serviço oferecido”, alerta. Para Weiss, o seminário mostrou com clareza a necessidade de estabelecer uma relação de pertencimento e representatividade.
Conforme o diretor, outro ponto fundamental para o sucesso é a inovação. Segundo ele, não faz sentido para o A Hora, ou qualquer outra empresa, produzir conteúdo da mesma forma que em 2007. “São apenas dez anos, mas é preciso se adequar a essa revolução digital, mas preservar as relações.”
De acordo com Weiss, é importante que as empresas estabeleçam uma relação mútua, em que todos saem ganhando. Para tanto, sugere que levem para o público-alvo formatos e produtos com os quais as pessoas possam se identificar. “O seminário mostrou a importância de estar atento a isso, criando formas e processos que vão ao encontro dos consumidores.”
Entre os palestrantes do evento, estiveram o vice-presidente de produtos da Dale Carnegie, Jonathan Vehar. Ele recebeu os títulos de Geek de Inovação, pela Forbes; Líder do Pensamento da Inovação, pela Fast Compan;, e Guru da Inovação, pelo Investors Business Daily.
Também estavam presentes João Kepler, escritor e especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e Vendas, e Bob Floriano, locutor, palestrante e escritor.