Suinofest evidencia a força econômica

Encantado

Suinofest evidencia a força econômica

Maior festa gastronômica realça diversidade produtiva da região alta

Suinofest evidencia a força econômica
Encantado

A festa de Encantado começou nessa sexta-feira. Durante dois fins de semana, os visitantes terão o melhor da gastronomia à base de carne suína. As novidades no cardápio são o mini-hamburguer e a costelinha ao molho barbecue.

Além disso, filé com bacon, leitão a Encantado, picanha suína, copa, linguiça, torresmo, pastel, pizza, cucas, queijo provolone no espeto, polenta, ovos de codorna, frutas em calda e caramelada e picolés são algumas das delícias que os turistas poderão degustar no Salão Gastronômico. Sem contar a cerveja artesanal, os espumantes, vinhos, refrigerantes, sucos, bebidas lácteas e água mineral. São mais de 50 opções e uma carta com 40 tipos de vinhos de marcas renomadas.

A venda dos ingressos para o Salão Gastronômico inicia neste sábado, das 11h às 14h, com permanência até as 15h. À noite, das 19h às 23h, para ficar até a meia-noite.

Conforme a presidente da festa, Renata Casagrande Galiotto, em 2017, a Suinofest completa 20 anos e por isso houve diversas mudanças. Novidades como o novo visual do salão gastronômico, novos pratos e espumantes e cerveja artesanal todas as noites, bem como a readequação da marca e ampliação da feira das agroindústrias mostram a reinvenção do evento.

Soberanas e o mascote da festa, Buti, durante a abertura nessa sexta

Soberanas e o mascote da festa, Buti, durante a abertura nessa sexta

“Só tenho a agradecer a todos que se envolveram direta e indiretamente, ao grupo de trabalho, aos patrocinadores, enfim, a todos. A soma do esforço de cada um resultou nesse grande evento”, destaca Renata. Ela enfatiza que, mesmo com a chuva, toda a equipe e expositores se prepararam para bem receber os visitantes.

A abertura oficial da Suinofest ocorreu no início da noite e com a presença de diversas autoridades, expositores, patrocinadores, apoiadores e comissão. O evento é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e). Tem apoio da administração municipal, câmara de vereadores, Dália Alimentos, Sicredi, Baldo S.A, BRDE, Lojas Benoit, Unimed VTRP, Corsan, Banrisul, Machado Agropecuária e Fontana S.A. Conta com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Encantado. A organização do Festival de Compras é da Lume Eventos.

Jacarezinho

A comunidade do bairro Jacarezinho é responsável pela cozinha do Salão Gastronômico desde a primeira edição do evento. O casal presidente da comunidade sempre coordena os trabalhos. Neste ano, a responsabilidade ficou a cargo de Sônia e Airton Fachini.

Assim como todos os anos, os voluntários preparam pratos e servem os visitantes da Suinofest no Salão Gastronômico, pois há um valor no fim da festa destinado à comunidade. Com esses recursos recebidos, melhorias são feitas na comunidade de Jacarezinho.

Brandão, de Muçum, expõe produtos de sua agroindústria familiar

Brandão, de Muçum, expõe produtos de sua agroindústria familiar

“As pessoas de nossa comunidade ficam felizes em vir aqui e esperam pelo convite. Buscamos dar o melhor de nós para fazer os visitantes se sentirem bem”, diz Sônia, que completa: “para nós, a Suinofest é um evento que orgulha a nossa comunidade e o nosso município”.

Conforme Fachini, cerca de 50 pessoas trabalham em cada turno. Como há um grande número de voluntários, a maioria das pessoas participa uma vez só em um único turno.

Assim todos que se colocam à disposição têm a oportunidade de colaborar. “A diretoria agradece a todos. Esse trabalho voluntário nos faz bem, fazemos novas amizades e o espírito com toda a organização da festa é harmonioso”, relata.

Agroindústrias

Neste ano, 38 espaços são destinados às agroindústrias. Doces, compotas, conservas, sucos, mel, derivados de cana-de-açúcar, embutidos, geleias, frutas cristalizadas, pães, biscoitos, queijos, massas são alguns dos produtos que podem ser adquiridos.

Produtores de Encantado e de outros municípios expõem. Um exemplo é a Agroindústria Familiar Brandão, de Muçum. Pelo segundo ano, leva os produtos derivados de cana-de-açúcar. “É muito bacana. Há um reconhecimento por parte do público que volta para comprar mais”, comenta Marciano Brandão.

Segundo ele, toda a cana-de-açúcar é produzida por ele junto com os pais e a namorada na Linha Santa Lúcia. Brandão comemora também o novo espaço da feira que agora está centralizada em uma ilha no centro do Festival de Compras. “Está muito melhor, pois mais pessoas circulam por aqui”.

O Festival de Compras conta ainda com 93 estandes nos pavilhões, 13 na área externa coberta, oito na área externa, 11 para a Praça de Alimentação. Além disso, há Feira de Pequenos Animais, brinquedos infláveis e Espaço Cultural.

Erva-mate

Uma das novidades deste ano no Salão Gastronômico é o Food Truck de mate quente e gelado da Baldo S.A.. A empresa com matriz em Encantado lançou na Suinofest o carro e os produtos de forma a prestigiar a maior festa do município.

Segundo a responsável pelo marketing da Baldo, Jéssica Perondi, a empresa buscou inovar e valorizar ainda mais a erva-mate com o lançamento dos mates, os quais em breve estarão no mercado. O mate gelado tem sabores de pêssego, maçã-verde, limão e cranberry. O mate quente será comercializado em sachês tendo como sabores diferentes tipos de tosta de erva-mate. Processo realizado depois de pronta a erva-mate para o chimarrão, quando ocorrem vários tipos de tostagem.

“Nosso objetivo é expandir o conhecimento da erva-mate para chegar a mais pessoas de diferentes formas”, destaca Jéssica. Ela conta que em vários restaurantes de Porto Alegre e Curitiba já há a venda do mate gelado em máquina, a qual é exportada dos Estados Unidos.

Casal enfatiza o trabalho voluntário de diversos grupos da cidade

Casal enfatiza o trabalho voluntário de diversos grupos da cidade

Um dos responsáveis pela área comercial da empresa, Arlei Kulik, destaca que hoje 80% da produção é voltada à exportação de erva-mate, principalmente para o Uruguai. Daqui a dois meses, a Baldo inaugura na filial de São Mateus do Sul, no Paraná, uma fábrica específica para a produção dos mates gelados e quentes.

Hoje tem três filiais, duas no Paraná, sendo a outra situada em Prudentópolis. Em Santa Catarina, está localizada em Canoinhas.

Outra novidade trazida é o lançamento, que deve ocorrer em breve, das cuias de silicone em formato pequeno, usado por uruguaios e argentinos. Elas estarão à venda no site da empresa.

Seminário

A programação da Suinofest 2017 teve iniciou na manhã dessa sexta-feira com o seminário técnico “Biossegurança na Cadeia Produtiva de Suínos”. O evento realizado pelo Conselho Técnico Operacional da Suinocultura do Fundesa contou com a presença de empresas da região como a Dália Alimentos e a Languiru e de produtores rurais de várias cidades. Também representantes de empresas nacionais como a JBS e BRF.

O encontro discutiu a cadeia produtiva da suinocultura. Cerca de 650 pessoas participaram do seminário que ocorreu no Auditório do Sicredi Cidade Alta. Os participantes almoçaram na Suinofest. A mascote da festa, o Buti, interagiu com os visitantes durante o almoço.

Programações culturais

Neste sábado, no Espaço Cultural, haverá Intervenções Multiculturais Casa 7 a partir das 14h. Às 20h, ocorre o Espetáculo de Dança com Companhia de Artes Caripaiguarás e, às 22h, show com Beto Pires. No domingo, a Casa 7 apresenta a Mostra Musical às 14h. Às 16h será realizado o show com Os Bertussi. A entrada no Parque é gratuita, inclusive o acesso a esses eventos.

Suinokids

A partir das 8h30min deste sábado ocorre a Suinokids no Parque João Batista Marchese. A programação fortalece importantes temas para a comunidade e, em 2017, aborda o cooperativismo. O tema é trabalhado nas escolas. Crianças e adolescentes dos 4º e 5º anos das escolas municipais e estaduais de Encantado estudaram e entendem, na prática, a importância do trabalho cooperativo.

Em função dessa iniciativa, as instituições de ensino realizaram diferentes ações para concretizar o que antes era apenas teoria. Os estudantes realizaram o recolhimento de tampinhas plásticas, lacres de latinhas, jornais velhos e óleo de cozinha usado. Todo material beneficiará entidades, pessoas, empresa de reciclagem e o meio ambiente.

As escolas de Doutor Ricardo abraçaram a ideia e se reúnem no parque neste sábado para culminância desse trabalho. A programação terá show de mágica, momento de interação da mascote Buti com as crianças, distribuição de lanches e brindes e visitação à Suinofest.

Acompanhe
nossas
redes sociais