Desenvolvido para pessoas interessadas em aprimorar e potencializar características empreendedoras, o seminário Empretec será realizado entre os dias 26 de junho e 1º de julho em Lajeado. Criada pela ONU, a qualificação é baseada no sistema de imersão e aplicada com exclusividade pelo Sebrae.
Dois eventos na próxima semana visam preparar e selecionar o público interessado em participar da formação. Nesta terça-feira, 13, a unidade do Sebrae recebe palestra de apresentação do seminário. O painel ocorre a partir das 19h, e servirá para detalhar a metodologia da qualificação.
A palestra será ministrada pelo diretor da Sorvebom, Martin Eckhardt. Ele abordará a própria trajetória como empreendedor e de que forma o Empretec contribui para o desenvolvimento das aptidões empresariais.
Na quarta-feira, 14, será realizada a seleção dos candidatos interessados em participar do seminário. As entrevistas de avaliação do perfil dos empreendedores serão agendadas após a palestra de apresentação do evento.
[bloco 1]
Os selecionados participarão de um curso intensivo de seis dias e 60 horas de duração. Nele, enfrentarão seus medos, limitações para fortalecer habilidade e despertar o olhar para as oportunidades no mundo dos negócios.
Proprietária da Êvie de Pafum, Danuze Kamphorst participou do Empretec em 2008. Segundo ela, o seminário ajudou a despertar as características utilizadas até hoje no dia a dia como empreendedora.
“Ele oferece as ferramentas necessárias para desenvolver os negócios”, aponta. Segundo a empresária, a qualificação ainda ajuda as pessoas a descobrir se, de fato, o empreendedorismo serve para elas.
[bloco 2]
Decisão de empreender
Pesquisa realizada pelo Sebrae com participantes do Empretec mostrou a relevância do seminário na decisão de abertura de um negócio próprio. Conforme o estudo, 76% deles disseram que a qualificação foi fundamental para o ingresso no empreendedorismo.
A efetividade da formação também foi avaliada pela pesquisa. De acordo com os dados, 62% das empresas cujos gestores integraram o seminário tiveram aumento no volume de vendas. Em relação ao lucro mensal, dois em cada três declararam crescimento após o Empretec.
O levantamento foi realizado entre os dias 18 de janeiro e 20 fevereiro, com 3.053 pessoas de todo o país. Desse total, 83% dos participantes disseram que o treinamento desenvolvido foi importante para melhorar a empregabilidade de quem não é empresário nem tem intenções de empreender.
Inscrições
Interessados em participar o seminário Empretec devem contatar com a unidade de Lajeado do Sebrae (rua Silva Jardim, 96). Mais informações pelos 3710-1697 ou 3710-2355.