Jovens Poetas admite obras de detentos

Lajeado

Jovens Poetas admite obras de detentos

Pela primeira vez no RS, promoção da Alivat abre espaço para presos publicarem textos

Jovens Poetas admite obras de detentos
Lajeado

Em uma iniciativa inédita no RS, o Projeto Jovens Poetas, promovido pelo Rotary Club Lajeado-Engenho, estendeu a participação à comunidade carcerária. Além de poesias de 36 escolas públicas, particulares, EJAs e Apaes, obras de detentos que integram o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja) entrarão no livro a ser lançado em outubro.

Segundo a coordenadora do Jovens Poetas, Ana Cecília Togni, a ideia de incluir esse público surgiu de uma soma de fatores. Um deles é o lema do Rotary deste ano: “Rotary a Serviço da Humanidade”. Outro, segundo ela, é o envolvimento da unidade local na construção do presídio feminino, além da inspiração oriunda da homenagem ao juiz Luís Antônio de Abreu Johnson na Assembleia Legislativa – o magistrado sempre esteve envolvido em ações comunitárias similares.

Ana Cecília também conhece os professores que estão à frente do trabalho educacional nos presídios, e apostou na união de forças. “Como coordenadora, fui juntando as coisas e pensei que poderíamos incluir eles também. Pensamos em fazer isso no sentido de contribuir com a ressocialização”, explica.

As poesias são de tema livre. Entre os detentos, serão selecionados seis textos: dois do presídio feminino e dois de cada galeria do masculino. As obras serão entregues no dia 14 de agosto. No lançamento da coletânea, os presidiários serão representados pelos professores.

O livro do ano passado reuniu cerca de 280 textos, sendo que cada escola participante teve entre cinco e nove poesias selecionadas. A estimativa é que a publicação deste ano tenha mais ou menos a mesma quantidade de textos.

O escritor da Academia Literária do Vale do Taquari que fará o prefácio deve ser anunciado em breve. Já o professor homenageado deve ser indicado em julho. No momento, o Rotary trabalha nos preparativos do baile que ocorre no próximo dia 24.

O Projeto Jovens Poetas foi criado em 1997, na época em que Ana Cecília presidia o Rotary Engenho. A inspiração surgiu a partir de algumas filhas de rotarianos, que tinham apreço pela escrita.

Neeja Liberdade completa 2 anos

O Neeja Liberdade completou dois anos no dia 25 de maio de 2015 no presídio masculino de Lajeado. As aulas ocorrem em uma sala multiuso, nos turnos manhã e tarde, para presos das duas galerias. Os professores atuam por áreas do conhecimento, a fim de facilitar a organização do conteúdo.

Desde fevereiro deste ano, o modelo também está presente no presídio feminino. As aulas ocorrem à tarde. Das 20 detentas, 15 participam.

Acompanhe
nossas
redes sociais