AL promove audiência e debate contrato da Corsan

Estrela

AL promove audiência e debate contrato da Corsan

Discussão ocorre segunda na câmara de Estrela

AL promove audiência e debate contrato da Corsan
Estrela
oktober-2024

A Administração Municipal de Estrela ganha apoio da Assembleia Legislativa na cobrança pelo atendimento das cláusulas contratuais estabelecidas no contrato com a Corsan. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL promove nesta segunda-feira, às 14h, uma audiência pública para debater o tema.

O encontro ocorre na câmara de vereadores. Segundo o deputado estadual,  Tarcísio Zimermann (PT), o impasse enfrentado pelo Executivo de Estrela expõe situações semelhantes de outros municípios do RS.

“Nos preocupamos com essa situação, que pode resultar em um esfacelamento da Corsan. Essa insatisfação com o nível de atendimento prestado resultou no rompimento de muitos contratos com a companhia.”

A possibilidade é cogitada pelo município, caso prazos não sejam estabelecidos e demandas cumpridas. Segundo o parlamentar, Uruguaiana, São Gabriel e Ivoti romperam o contrato devido a problemas semelhantes. “Nós queremos  evitar que isso se amplie e, por isso, estamos propondo esse debate.”

O objetivo do encontro é ouvir as partes e levar a discussão para a AL. “Acredito que precisamos ampliar esse tema. Esperamos que a partir  dessa audiência a Corsan perceba que tem mais entes analisando a situação. A Assembleia vai começar a acompanhar de forma mais rigorosa o atendimento desse contrato”, disse Zimermann. A expectativa é que dessa forma a companhia tenha uma atitude mais coerente com o seu papel.

Além de Estrela, o deputado aponta que municípios como Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Canoas e Gravataí vivem uma relação conflituosa com a estatal devido a problemas com atendimento e com o contrato.

“Para a Corsan todos os municípios são importantes, mas com os maiores, como os citados e Estrela, um eventual insucesso significaria muito em termos da capacidade da  empresa continuar mantendo o atendimento em outras cidades do estado.”

Corsan descumpre 85% das cláusulas

Desde o início do ano, o Executivo de Estrela tem pressionado a estatal a apresentar prazos para cumprimento dos termos do contrato, firmado em 2014. Até agora, pelo menos 85% dos itens foram descumpridos. No fim de abril, a companhia apresentou um reestudo sobre a implantação do sistema de esgoto.

De acordo com a responsável pelo setor de saneamento do município, Rosângela Selli Johann, o documento foi avaliado e encaminhado ao Executivo. Segundo o prefeito Rafael Mallmann, a equipe aprovou a nova proposta. Agora o Executivo espera apresentação de prazos para execução.

Conforme o prefeito, a Corsan tenta não se comprometer com prazos. “Eles argumentam que os trabalhos dependem de licenciamento da Fepam e, por isso, evitam apresentar período para conclusão das obras.”

12_AHORA

Rede de abastecimento

Nesta semana, encerrou o prazo dado para Corsan apresentar uma solução em relação ao abastecimento de água para a comunidade de Santa Rita. O local é um dos três onde o contrato prevê ampliação da rede de abastecimento. Apenas Novo Paraíso recebeu obras.

Uma audiência mediada pelo Ministério Público determinou prazo de 20 dias para a estatal apresentar uma alternativa ao problema. No local, moradores dependem de fontes ou poços para ter acesso à água. Em muitas situações, precisam comprar água mineral para beber ou cozinhar.

A água chega turva às torneiras. O problema é antigo e, para buscar uma solução, os moradores da localidade ingressaram com um inquérito civil.

Acompanhe
nossas
redes sociais