Acil aborda uso do Facebook nos negócios

Lajeado

Acil aborda uso do Facebook nos negócios

Diretor da Lab8284, Maico Eckert falou sobre as potencialidades das redes socias

Acil aborda uso do Facebook nos negócios
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A reunião-almoço realizada ontem pela Acil tratou sobre um dos temas mais debatidos pelo setor empresarial. O potencial do Facebook como ferramentas de marketing e vendas foi abordado pelo diretor da empresa especializada em redes socais Lab8284, Maico Eckert.

Professor de Mídias Sociais na Univates, Eckert é graduado em Marketing e tem pós-graduação em Business e Comunicação Estratégica. Ele atua na área da comunicação faz 17 anos e desde 2004 trabalha com estratégias de negócios em ambientes digitais.

De acordo com o palestrante, o Facebook se tornou uma das principais ferramentas de relacionamento como o público devido ao seu grau de inserção na sociedade. Lembra que praticamente todas as pessoas estão conectadas na rede social, principalmente devido à popularização dos smarthphones.

“Hoje, o celular é tela de interação mais próxima das pessoas”, ressalta. Segundo ele, todos os usuários conectados disponibilizam automaticamente uma série de dados que são compilados pelo sistema da rede social.

Potencial regional

Dessa forma, alega, os algorítimos do Facebook conseguem identificar, por meio da inteligência artificial, o público-alvo e os nichos de mercado específicos para o negócio em questão. Segundo ele, a lógica não se aplica apenas às grandes empresas, uma vez que as especificações podem incluir até mesmo a região geográfica para a qual a campanha se destina.

“O direcionamento correto das campanhas faz com que as pequenas empresas possam competir com as marcas que investem milhões na ferramenta”, alega. Segundo ele, no Vale do Taquari, existem 200 mil pessoas ativas na rede social, sendo que quatro mil delas farão aniversário nos próximos dias. Alcançar esse público, alega, é um dos principais potenciais do Facebook.

Formas de interação

De acordo com o palestrante, existem quatro etapas para garantir que a interação por meio do Facebook resulte em resultados. A primeira é tornar a empresa conhecida, em seguida, apreciada e confiável, para depois assegurar vendas.

Segundo Eckert, uma boa campanha pela rede social deve iniciar com três meses de antecedência, com planejamento estratégico, que deve incluir os direcionamentos demográficos, de interesse, conexões e comportamentos.

O segundo passo, afirma, é investir na construção da marca, visando atrair a demanda pelo produto oferecido e conquistar novos clientes. Outro ponto seria apostar também no re-marketing, ou seja, na divulgação para pessoas que já conhecem os produtos da empresa.

Ressalta ainda a importância de usar as ferramentas de medição de resultados para apurar se os objetivos estão sendo alcançados e alterar as definições em caso de necessidade.

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