CNE aprova Univates como universidade

Lajeado

CNE aprova Univates como universidade

Instituição aguarda Diário Oficial

CNE aprova Univates como universidade
Lajeado
oktober-2024

A Univates avança mais uma etapa no processo de transformação do Centro Universitário para universidade. Ontem, o Conselho Nacional de Educação (CNE) deferiu a mudança. Agora, o processo segue para o MEC, responsável pelo parecer final, e aguarda publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A plenária do CNE, em Brasília, foi acompanhada pelo reitor da instituição, Ney Lazzari. Segundo ele, a decisão é definitiva e irrevogável. “Nos próximos 15 a 30 dias teremos a publicação no DOU e seremos oficialmente uma universidade.”

Segundo ele, o processo começou a tramitar em outubro de 2014, mas desde a criação da instituição a intenção dos pioneiros era a construção de uma universidade, no pleno sentido da palavra.

“A instituição começou nos anos 1960 como faculdade, depois como faculdade integrada e passou por centro universitário, antes dessa conquista”, lembrou. Conforme o reitor, o título de universidade tem todo um simbolismo e status reconhecido no mundo todo.

“O mundo acadêmico vive de títulos, de doutores e mestres, e as instituições também têm suas titulações”, exemplifica. Lazzari ressalta que a Univates foi muito elogiada durante a plenária do CNE. Afirma que a maior parte dos conselheiros conhece a instituição pessoalmente.

“A rigor, já somos uma universidade faz mais tempo, mas ainda não tínhamos esse reconhecimento formal”, aponta. Segundo ele, após a publicação no DOU, a instituição programará uma grande festa para comemorar a conquista.

[bloco 1]

Conquista regional

Ney Lazzari ressalta que a titulação da Univates é resultado do esforço regional em construir a instituição. Lembra que a universidade completará 50 anos de atividade em 2019.

Segundo ele, em todo o país, existem 195 universidades. Dessas, 102 são públicas, estaduais ou federais. “Do universo de menos de cem instituições privadas ou comunitárias, dá para contar em uma mão as que estão localizadas em cidades com 80 mil habitantes.”

Acompanhe
nossas
redes sociais