Cadastros no SUS superam número de habitantes

Encantado

Cadastros no SUS superam número de habitantes

Vereador questiona controle feito pela secretaria

Cadastros no SUS superam número de habitantes
Encantado
oktober-2024

O município tem quase 32 mil cadastros no SUS. Isso representa dez mil pessoas a mais do que o número de habitantes. Conforme dados do IBGE de 2015, Encantado teria uma população 21.833 pessoas.

A informação foi apresentada pelo vereador Diego Augusto da Rosa Pretto (PP) na sessão da câmara dessa segunda-feira. Segundo ele, há situações em que moradores emprestam o comprovante de residência para pessoas de outras cidades terem acesso aos atendimentos no município.

Outro motivo que pode ter acontecido, segundo Pretto, é a sobreposição de alguns nomes. “Quando a gente começa a observar essas situações, fica preocupada. É nesse sentido que pedimos ao Executivo para fazer um recadastramento geral e restrito de todos os cartões SUS”, menciona.

O vereador disse também que em função disso atendimentos que deveriam ser em prol da comunidade local acabam indo para populações adjacentes. “Temos que pensar o quanto isso representa de custos para o nosso município”, enaltece. Segundo Pretto, a intenção não é impedir que as outras pessoas usem, mas que os encantadenses, realmente residentes na cidade, utilizem os serviços que o município tem a oferecer.

Conforme a secretária de Saúde Meio Ambiente e Assistência Social, Clarissa da Rosa Pretto Scatolla, desde que assumiu, a equipe está tentando atualizar e regular as informações. O objetivo é fazer um mapeamento. Já há um recadastramento sendo feito nas unidades de saúde, entretanto, nas próximas semanas, ele deve ser modificado.

Hospital

O vereador Celso Cauduro (PMDB) destacou que ele e o colega de partido Volmir Kunzler estiveram em Porto Alegre na semana passada novamente. O objetivo foi buscar o pagamento do valor de R$ 781 mil que o Governo do Estado, ainda na gestão de Tarso Genro, devia ao Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST). Acompanhados do deputado Gilberto Capoani (PMDB), eles se reuniram com o secretário estadual da Saúde, João Gabardo, que liberou os recursos, os quais já foram depositados.

Ainda em relação à saúde, Cauduro disse que um morador de Jacarezinho o procurou reclamando da falta de médico no posto de saúde do bairro. “Não é só não fechar o posto de saúde, nós temos que ter médicos nos postos”, mencionou.

Estradas

Sander Bertozzi (PP) mencionou que algumas estradas do interior estão intransitáveis em determinados pontos, em função do tempo. Ele sugeriu um trabalho organizado nas comunidades rurais. A ideia é reunir os moradores e agricultores para fazer um levantamento de serviços a serem realizados. Além disso, atender as demais necessidades como a colocação de tubulação e outros serviços a serem realizados pela Secretaria de Obras.

“Quando a patrulha agrícola for para cada comunidade, que vá com todos os equipamentos. Que se faça os acessos e se atenda os agricultores de uma maneira organizada e que o maquinário não fique indo de uma comunidade para outra”. Isso, conforme o vereador, também irá gerar economia ao município. A exceção seria os casos de emergência. Segundo Bertozzi, essa sugestão foi feita há três anos, ainda na outra legislatura, e agora ele a faz novamente.

Acompanhe
nossas
redes sociais