Seminário apresenta técnicas para qualificar o cultivo de frutas

Roca Sales

Seminário apresenta técnicas para qualificar o cultivo de frutas

Aumento na produção local motiva realização do evento pela Emater

Seminário apresenta técnicas para qualificar o cultivo de frutas
Vale do Taquari

O escritório da Emater/RS-Ascar promove a 5ª edição do Seminário de Fruticultura no dia 13, a partir das 9h. A programação reunirá produtores locais e da região na Linha Pinheiros. Terá como foco a abordagem de doenças, controle de pragas, manejo de solo, prática de podas, limpeza de plantas e tratamento fitossanitário.

A fruticultura tem papel importante no setor agrícola roca-salense. Está atrás apenas da produção de suínos, aves, milho e soja. O município conta com 48 produtores de frutas, localizados principalmente nas linhas Três Pinheiros e Maracanã.

São 137 hectares de uva, 140 de laranja e bergamota, 40 de pêssego, 11 de goiaba, 12 de caqui, seis de ameixa e um de abacaxi. Além disso, está em crescimento a produção de atemoia, banana e noz pecan. Essas três culturas são cultivadas em um espaço conjunto de 30 hectares.

Conforme o chefe de escritório do Emater/RS-Ascar de Roca Sales, Deoclesio Piccoli, grande parte da produção de goiaba é destinada à merenda escolar do município. As uvas vão para Caxias do Sul e Farroupilha para a indústria de sucos e vinhos. As atemoias são vendidas nas propriedades.

“A produção de frutas vem crescendo ao longo do tempo no município. Até o fim do ano, será instalada na Linha Marechal Floriano uma agroindústria familiar que processará frutas e tubérculos”, comemora Piccoli.

Em relação ao seminário, enaltece que a discussão em conjunto é importante para o desenvolvimento do setor no município na região. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo 3753-2367. Será cobrado apenas o almoço. Produtores de frutas de outros municípios interessados em participar podem se inscrever nas unidades da Emater das respectivas cidades.

Acompanhe
nossas
redes sociais