Pavimentação da ERS-129 começa nesta semana

Estrela

Pavimentação da ERS-129 começa nesta semana

Primeiro trecho será concluído em três meses

Pavimentação da ERS-129 começa nesta semana
Estrela
oktober-2024

As obras de pavimentação do primeiro trecho da ERS-129, em Arroio do Ouro, iniciam nesta semana. Um ato realizado na manhã de ontem, no Salão Nobre da prefeitura, marcou a assinatura da ordem de início de serviço.

O encontro firmou o contrato entre Executivo e a empresa vencedora do processo licitatório, Conpasul Construção e Serviços. O asfaltamento da rodovia atende uma demanda histórica da população.

De acordo com o prefeito, Rafael Mallmann, foi necessário um amplo esforço para a obra sair do papel. “Foi preciso o empenho de muita gente, dos mais diversos setores municipais e políticos, muito esforço e negociação para que estivéssemos aqui hoje, neste momento tão importante.”

A ERS-129 faz a ligação entre Estrela e Bom Retiro do Sul, e é uma das principais vias de escoamento da produção daquela região. O asfalto é uma reivindicação de mais de 30 anos. A obra compreende a pavimentação, drenagem e sinalização em um trecho de 3.280 metros, compreendido entre a rua Júlio de Castilhos e a estrada que dá acesso ao distrito de Delfina.

A obra será dividida em três etapas. O prazo para execução de cada lote será de três meses, contados da emissão da ordem de início de serviço. Se o tempo colaborar, a previsão é que o primeiro trecho seja entregue em até dois meses.

Prefeito Mallmann e Olivar Basso assinam ordem de início do serviço

Prefeito Mallmann e Olivar Basso assinam ordem de início do serviço

Pouco depois da assinatura, máquinas já estavam na pista. Operários executaram as primeiras etapas da obra ontem.  O investimento do Governo de Estrela é de R$ 3,4 milhões.

O município firmou convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes, que autorizou a pavimentação, para viabilizar a obra. O Município tentava estabelecer o convênio desde o primeiro mandato do governo Mallmann.

No início de 2016, o Daer deu parecer negativo à proposta de municipalização do trecho. A justificativa foi a falta de indicação de vias alternativas à ERS-129. As tratativas entre município e governo estadual continuaram e agora a obra se torna realidade para moradores, produtores e motoristas que utilizam a rodovia.

Demanda de três décadas

Durante a solenidade, moradores e líderes da comunidade de Arroio do Ouro estiveram presentes. A agricultora Sandra Weber mora faz mais de 22 anos no local, mas sabe que a luta por asfalto no trecho é mais antiga. “A gente fica feliz por nós e também pelos que não puderam ver isso se tornar realidade. Hoje, quando passei e vi as estacas no chão, nem acreditei. Adeus pó”, disse.

Acompanhe
nossas
redes sociais