Risco de enchente continua, alerta DC

Vale do Taquari

Risco de enchente continua, alerta DC

Chuva persiste na região. Entre hoje e amanhã, média deve ficar em 60 milímetros

Risco de enchente continua, alerta DC
Vale do Taquari
oktober-2024

Depois de atingir 21,03 metros em Estrela, às 12h desse domingo, o Rio Taquari começou a baixar. Ontem, estava em 17,5 metros.

A redução não tranquiliza a Defesa Civil (DC), pois há previsão de chuva forte, e até temporais isolados, para hoje e amanhã. De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, um sistema de baixa pressão deixa o tempo instável. Informação preocupante devido ao acumulado de chuva do fim de semana.

Com base em registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), entre sexta-feira e domingo, choveu 192,6mm no centro de Lajeado; 173,8 mm em Teutônia e 155,4 mm em Encantado.

Um total de 265mm no polo do Vale, sendo que a média histórica do mês é de 110mm, ou seja, choveu 40% acima disso. Assim, não se descarta um repique de inundação, aponta o NIH.

Chuva danificou estradas. Em Boqueirão, município decretou emergência

Chuva danificou estradas. Em Boqueirão, município decretou emergência

Análise da DC

Para o coordenador temporário da Defesa Civil regional, sargento Márcio Siteneski, ainda é prematuro para apontar essa possibilidade. Isso porque os 40 a 60mm de chuva previstos para hoje e amanhã, no Taquari e nas cabeceiras, não seriam suficientes para uma nova inundação. “Mesmo assim, orientamos a permanência das pessoas nos abrigos, para avaliar um possível retorno.”

Abrigo mantido

No Parque do Imigrante, em Lajeado, 49 pessoas (de 15 famílias) estão abrigadas. Todas residentes no centro, em parte conhecida como São José, e no bairro Conservas. Elas foram levadas para o local no sábado. As primeiras chegaram às 17h, com os pertencentes em caminhões fechados disponibilizados pelo município.

“Envolvemos todo mundo para oferecer um bom atendimento, e assim continuará até o rio voltar ao nível normal”, garante o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Heitor Hoppe. Ele alerta a comunidade para a chuva prevista. “Estamos acompanhando as leituras, e não descartamos um problema igual ou maior do que o registrado, tendo em vista a quantia de chuva projetada para as próximas 48 a 72 horas.”

O telefone da Defesa Civil de Lajeado é 3982-1150, para doações de roupas, alimentos, colchões e ração.

Em Estrela, os desabrigados estão no ginásio Ito Snell. Ontem, 13 famílias moradoras dos bairros Moinhos, Oriental e Imigrantes, continuavam no local. Elas foram retirados no domingo de madrugada. Outras sete permaneciam na casa de parentes. O coordenador da Defesa Civil, Carlos Alessandro Breem, também orientou que não retornem para casa, pelo menos nas próximas 72 horas, devido à previsão de chuva.

Segundo informações da unidade, de sexta-feira a domingo, choveu 214mm na cidade. Os telefones da Defesa Civil do município são 3981-1174 e 9 9876-1430 (plantão).

Em Lajeado, 15 famílias seguem abrigadas. Não há previsão de retorno às casas

Em Lajeado, 15 famílias seguem abrigadas. Não há previsão de retorno às casas

Desmoronamentos em Imigrante

Enquanto em Estrela e Lajeado os maiores problemas foram os alagamentos, Imigrante sofreu com desmoronamentos e bloqueios de vias. Conforme o secretário de Obras e Mobilidade Urbana, Luís Carlos Demari, houve deslizamentos nas proximidades do Capitel Santo Antônio, em Vale da Harmonia; perto do cemitério de Linha Herval em direção à Linha Berlim; e na Linha Castro Alves, próximo ao acesso para a Rota do Sol.

Situação de emergência

Boqueirão do Leão decretou situação de emergência. O volume de chuva, de 210mm entre sexta-feira e domingo, deixou intransitáveis cerca de 50 quilômetros de vias municipais. As aulas foram suspensas até amanhã. Sério também avalia a possibilidade de decreto.

Entenda as causas da chuva

Conforme o NIH, na madrugada da sexta-feira, uma frente fria avançou sobre o estado e, ao encontrar uma massa de ar quente, provocou chuva intensa, acompanhada de temporais localizados no Vale. No sábado, a frente fria permaneceu sobre o RS, provocando novas pancadas de chuva. Entre domingo e ontem, a instabilidade foi se afastando da região, permitindo a diminuição da chuva, mas mantendo ainda bastante nebulosidade. Agora um sistema de baixa pressão começa a atuar sobre o estado.

Acompanhe
nossas
redes sociais