Igreja requer constantes reformas

Lajeado

Igreja requer constantes reformas

Palestra alusiva aos 500 anos trouxe o doutor Walter Altmann

Igreja requer constantes reformas
Lajeado

 

Os 500 anos da Reforma Luterana e as implicações dela na atualidade foram debatidas pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB). O pastor e doutor em Teologia, Walter Altmann, palestrou na Igreja do Cristo, na quinta-feira.

Durante encontro, ele fez um resgate histórico sobre o líder da Reforma Luterana, Martinho Lutero, e as mudanças sociais geradas pelo movimento. Diante dos apontamentos, considera que a instituição precisa estar em constante reforma e provocar mudanças. “Devemos ser gratos pelo passado, mas precisamos nos comprometer com o futuro.”

De acordo o doutor em Teologia, a instituição precisa analisar e usar novos recursos para passar a mensagem proposta pelo evangelho. “No passado, a vida social girava muito mais em torno da igreja do que hoje.”

Hoje o contexto é diferente, uma série de elementos são capazes de distanciar a sociedade do espaço espiritual. Um dos principais desafios para as igrejas é transmitir uma mensagem atrativa. “Existem ferramentas tecnológicas, ou meios, como a música que podem auxiliar nesse processo.”

Para Altmann, as igrejas devem buscar os melhores caminhos, mas sem promover exageros. “O mais importante sempre é analisar qual a mensagem que se passa para a vida das pessoas e se oferecemos novas perspectivas para elas.”

Comemoração dos 500 anos

Em 2017, são celebrados os 500 anos da Reforma Luterana. Para comemorar a data, uma série de atividades ocorrem na região. A palestra foi uma delas. De acordo com o pastor Eric Peter Nelson, outros eventos serão realizados até outubro.

Um dos maiores promovidos pela IECLB é a sessão solene que ocorre dia 24 de outubro na câmara de vereadores. No dia 31 de outubro, Dia da Reforma, a congregação da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) promove uma celebração no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado.

Walter Altmann

Walter Altmann

“Lutero estimulou o espírito comunitário”

A comunidade é um dos pilares da igreja luterana e embasa o perfil da sociedade do Vale. Walter Altmann fala sobre essa influência e aborda os princípios propostos pela Reforma Luterana em 1517.

Altmann é doutor em Teologia. Viveu por dez anos em Lajeado, entre a infância e a juventude. Foi sineiro da Igreja do Cristo. Entre 2002 e 2010, foi pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Quais as contribuições da Reforma Luterana na formação e no perfil comunitário do Vale do Taquari?

Walter Altmann – A ênfase na comunidade é uma das principais contribuições da reforma. Esse é o principal elemento para caracterizar uma igreja.  O que é importante é o espírito comunitário. Lutero estimulou muito essa característica tanto na igreja quanto na sociedade. As associações de canto e esportivas são exemplos que os imigrantes alemães trouxeram e perduram até hoje.

Quais são as principais lições  deixadas por Martinho Lutero?

Altmann – A principal é que nem o ser humano e nem a salvação são artigos comercializáveis. Como seres humanos, somos criados à imagem de Deus de forma gratuita, assim como a salvação.

Lutero foi um líder. Na época, contestou um regime. Hoje dentro de um cenário conturbado no meio político e com uma sociedade imersa em desigualdades, qual o papel da igreja na formação de novos líderes?

Altmann – Lutero fomentou que a sociedade tivesse uma consciência. A base da palavra de Deus deveria apontar para as autoridades públicas algumas reformas necessárias. A educacional foi uma delas. Essa consciência crítica, a igreja deveria continuar a exercer. Ela deve chamar  a atenção para o que Deus quer para a sociedade, com  menos desigualdade, opressão e corrupção.

A igreja desperta essa análise hoje?

Altmann – Ela tenta em muitos lugares se manifestar. Mas existem redutos que se acomodam e há forças que acham que a igreja não deveria exercer esse papel. Mas é um posicionamento equivocado. A vontade de Deus são relações sociais com menos injustiças e desigualdades.

As pessoas estão imersas em uma rotina assoberbada. Com isso, a espiritualidade está se perdendo. Como resgatar isso nas pessoas?

Altmann – A igreja deve perseverar na proclamação do evangelho. Deve comunicar a mensagem básica do evangelho: temor a Deus e amor ao próximo. Essas duas linhas mestras preenchem a vida. A relação com o Deus e com o próximo é mais importante que aquilo que imediatamente satisfaz. A melhor satisfação pessoal é poder se doar para Deus e ao próximo.

Acompanhe
nossas
redes sociais