Governo finaliza projeto para instalar rotativo

Arroio do Meio

Governo finaliza projeto para instalar rotativo

Comerciantes acreditam que sistema será positivo

Governo finaliza projeto para instalar rotativo
Arroio do Meio

A falta de vagas na região central da cidade obriga a administração municipal a repensar o trânsito. Tanto que há um projeto em elaboração para ampliar o estacionamento rotativo gratuito. A iniciativa é da Comissão Municipal de Mobilidade Urbana.

A ideia foi apresentada pelo governo municipal durante a 45ª edição do Café.com promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nessa quinta-feira no Bistrô da Dália Supermercado. As mudanças abrangem as ruas Dr. João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco e transversais. O tempo máximo de estacionamento será de uma hora e 30 minutos.

Nesta semana, a comissão formada por representantes da CDL, Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio (Acisam), Brigada Militar, Polícia Civil e governo se reuniu com os vereadores. Na ocasião, foram apresentadas as propostas e solicitadas sugestões para o projeto.

Conforme o empresário, Tiago D’ávila Neumann, a falta de vagas gera reclamações dos clientes. “Estamos confiantes quanto a essa proposta, pois deve contemplar cerca de 500 vagas rotativas. Isso vai suprir a necessidade”, menciona. Segundo ele, há casos de clientes que, por não conseguirem local para estacionar, acabam não comprando.

A gerente de uma empresa, Josi Horn, comenta que muitas vezes não há estacionamento para os clientes. “Mesmo estando em uma rua paralela, é comum funcionários de outras empresas estacionarem em frente à loja. Conversamos e as pessoas tomam consciência, pois por ser uma cidade pequena todos se conhecem”, comenta. Para Josi, as mudanças propostas serão positivas, pois irão educar as pessoas e beneficiarão toda a comunidade.

Matéria vai à câmara no próximo mês

Conforme o coordenador da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Henrique Meneghini, não há estacionamento rotativo em Arroio do Meio. Há cerca de dois meses, existia o rotativo gratuito na Rua de Evento, onde as pessoas podiam estacionar por uma hora e, se houvesse o uso da vaga por mais tempo, acarretaria em infração do trânsito. Esse modelo era usado desde 2011 e foram registradas apenas quatro infrações.

Meneghini informa que o projeto estacionamento rotativo gratuito está em fase de elaboração. “A ideia é apresentar até o início de junho a matéria à câmara de vereadores. Enquanto isso, pedimos aos vereadores ideias para acrescentar à proposta e também para a Comissão Municipal de Mobilidade Urbana”, realça. Segundo ele, se for aprovada a implantação do rotativo, o próximo passo será ver qual a forma viável e permitida para a contratação dos fiscais. Se via licitação ou contratação pela prefeitura.

A próxima reunião da comissão ocorre no dia 30. Além da elaboração do projeto sobre o estacionamento rotativo gratuito, os integrantes organizam o Plano de Mobilidade Urbana. Nele estão em análise melhorias na mobilidade urbana na rua Bela Vista, no trevo e nas ruas laterais do centro. O prazo de conclusão do plano é para abril de 2018.

Acompanhe
nossas
redes sociais