Como economizar nas compras do supermercado?

Economia Doméstica

Como economizar nas compras do supermercado?

Professor de finanças dá dicas para comprar mais e melhor

Os gastos com alimentação, higiene e limpeza foram os principais vilões da inflação nos últimos anos. A compra dos itens básicos para o cotidiano das famílias representa grande parte do orçamento doméstico e exige a adoção de hábitos de consumo adequados.

De acordo com o professor de Finanças Pessoais e Empresariais da Univates, Ilocir José Führ, mudar os conceitos de consumo ajuda a reduzir o custo efetivo das compras, por meio de promoções e pesquisa de preços, e pode ainda diminuir os gastos em saúde.

“O segundo ganho ocorre quando ingerimos menores quantidades de alimentos e primamos pela qualidade, dando preferência a itens saudáveis e sem agrotóxicos”, alega. Segundo ele, o primeiro passo para estabelecer uma metodologia é conhecer o gasto mensalmente em cada produto. Para isso, sugere o registro diário ou semanal dos itens consumidos pela família.

Conforme Führ, a família pode observar quais produtos são supérfluos por meio de uma rápida análise nas lixeiras, para ver quais produtos não foram consumidos ou usados em pequenas quantidades. “Feito isso, primeiro se reduz a quantidade comprada. Não havendo consumo, pode-se retirar da lista.”

Com a relação de compras em mãos, Führ recomenda a elaboração de uma pesquisa de preços dos itens essenciais, mesmo quando a diferença entre os estabelecimentos for de centavos. “É importante observar os prazos de validade, pois às vezes o produto está com preço mais baixo porque está expirando.”

Na hora do pagamento, o professor recomenda que as compras sejam feitas à vista. “Quando se paga no prazo, deve-se ter em mente que o preço dos produtos estará mais caro, pois deve-se considerar os juros e taxas do cartão”, afirma Segundo ele, dependendo do estabelecimento, o pagamento em dinheiro resulta em mais descontos.

Quantidade x desconto

De acordo com o professor, outra forma para economizar é comprar em grandes quantidades produtos duráveis ou de grande consumo. Nesse sentido, aponta a preferência por estabelecimentos nos quais são oferecidos descontos para quantidades maiores, como os atacados.

“Se a família do consumidor é pequena, dá para juntar-se a outras famílias para fazer compras coletivas”, sugere. A compra em quantidade também é recomendada para pessoas que moram longe do ponto de venda. Dessa forma, economiza-se com despesas com deslocamento ou transportes.

Dicas para comprar corretamente

• Registrar diária ou semanalmente os itens de consumo cotidiano das família
• Elaborar uma lista com a relação de produtos que efetivamente precisam ser comprados
• Fazer uma pesquisa de mercado
• Dar preferência a estabelecimentos que dão desconto por maior quantidade vendida
• Juntar mais de uma família para realizar compras coletivas
• Comprar preferencialmente à vista

O que evitar

• Comprar alimentos quando estiver com fome
(O consumidor fica propenso a comprar mais quantidade e itens desnecessários)
• Comprar produtos próximo do fim do prazo de validade
• Gastar sem ter dinheiro (utilizando cartão ou comprando a prazo)
• Comprar itens prejudiciais à saúde
(Reduz as chances de ficar doente e gastar com cuidados médicos).

Acompanhe
nossas
redes sociais