Vacinação contra a gripe encerra hoje no país

Vale do Taquari e Rio Pardo

Vacinação contra a gripe encerra hoje no país

No Vale, 74% dos grupos foram imunizados

Vacinação contra a gripe encerra hoje no país
Estado

A campanha de vacinação contra influenza A termina hoje em todo o país. No Vale do Taquari, 74% do público-alvo foi imunizado. A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) esperava vacinar mais de 94 mil pessoas durante o período.

O coordenador Ramon Zuchetti orienta os grupos prioritários a procurar os serviços de saúde ainda hoje. “Não sabemos se a campanha será prorrogada. Até agora, as temperaturas estão altas. Esse aspecto colaborou para os baixos números de influenza no estado e na região.”

Segundo ele, o Vale tem um caso suspeito notificado. Em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, uma morte foi registrada por gripe A. A mulher tinha mais de 90 anos, fazia parte do grupo de risco e não havia feito a vacina. Nesta semana, um novo caso foi confirmado. A mulher tem 54 anos, é diabética e também não se vacinou.

Vacinação no Vale

Levantamento feito pela 16ª CRS na quarta-feira mostra que poucas cidades imunizaram  mais de 90% do público-alvo. Apenas as da região alta, como Ilópolis e Doutor Ricardo, atingiram 95% da meta.

Adesão mais baixa ocorre em Forquetinha e Imigrante, que atingiram 50%. Segundo Zuchetti, os dois municípios têm um número expressivo de idosos e, nesse público, há resistência em se imunizar.

“Apesar das equipes de saúde fazerem mutirões pelas comunidades e irem até as casas, muitos idosos ainda acreditam que a vacina pode resultar na morte deles.”

Santa Clara do Sul, Sério, Muçum, Nova Bréscia e Westfália atingiram mais de 80% do público-alvo. Na avaliação, esse é um bom resultado, tendo em vista a baixa procura pela vacinação neste ano. A expectativa é que os municípios atinjam a meta até o fim do dia.

[bloco 1]

Desempenho nas maiores cidades

Entre as seis maiores cidades do Vale, a adesão mais baixa ocorreu em Taquari – 64% da meta. Estrela alcançou o maior percentual, 77%. Em seguida, Lajeado, 76%; Arroio do Meio, 75%; e Teutônia, 71%. Até o fim do dia os municípios tendem a elevar os índices.

Acompanhe
nossas
redes sociais