Uso das gavetas traz dilema ao governo

Lajeado

Uso das gavetas traz dilema ao governo

Resta uma vaga no cemitério do Florestal. Prioridade será para associados das igrejas

Uso das gavetas traz dilema ao governo
Lajeado

Depois de enfrentar problemas com a exumação de restos mortais, o município tem novo dilema em relação ao cemitério municipal do Florestal. Desde segunda-feira, resta apenas uma vaga nas gavetas.

A partir da ocupação desse espaço, corpos de associados das igrejas católicas e evangélicas devem ser enterrados nos cemitérios particulares das respectivas comunidades, no Florestal. “Conseguimos uma parceria com eles. O município auxiliará com parte das despesas”, explica o responsável pelos cemitérios na Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), Anoar Machado.

Aqueles que não são associados às igrejas serão encaminhados ao cemitério municipal do Jardim do Cedro. De acordo com Machado, 13 gavetas teriam sido reformadas, e estão disponíveis no local. “Não queríamos que isso acontecesse, porque depois, para trazer de volta ao Florestal, o período é de, no mínimo, três anos. Mas por enquanto não resta outra alternativa.” Por mês, cerca de 15 pessoas são sepultadas no município.

[bloco 1]

Novas gavetas sem previsão

A situação será resolvida somente quando novas gavetas forem construídas no Florestal, no lugar dos túmulos dos corpos exumados. Porém, até ontem, a Secretaria da Fazenda (Sefa) não tinha previsão de quando ficará pronta a licitação da obra.

O processo foi aberto em abril, mas trâmites burocráticos impedem seu avanço. Agora, a comissão de licitação finaliza o período documental. Depois, abre prazo recursal de cinco dias. Faz analise dos pedidos, e só então marca uma data para abertura das propostas. Ocorre então novo prazo recursal, e, com tudo certo, uma empresa poderá ser contratada, e iniciar as obras.

“Vai demorar um pouco ainda. Não tem jeito”, afirma a presidente da comissão, Ana Ruschel. Doze empresas participam do certame, que prevê a construção de 256 gavetas no local.

Acompanhe
nossas
redes sociais