Safra de citros será destaque pela qualidade

Estado

Safra de citros será destaque pela qualidade

O citricultor Erci Kerber, em Faxinal – Montenegro sedia a XVIII Abertura Estadual da Safra de Citros hoje, a partir das 13h30min. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater Derli Bonine, no Vale do Caí, maior região produtora, a expectativa é…

Safra de citros será destaque pela qualidade
Estado
oktober-2024

O citricultor Erci Kerber, em Faxinal – Montenegro sedia a XVIII Abertura Estadual da Safra de Citros hoje, a partir das 13h30min. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater Derli Bonine, no Vale do Caí, maior região produtora, a expectativa é de que sejam colhidas 162 mil toneladas de frutas, sendo 107 mil de bergamotas.

Conforme Bonine, as chuvas regulares, suficientes e bem distribuídas, além da ausência de eventos climáticos adversos, contribuíram para que as frutas crescessem com bom tamanho e qualidade. Ele conta que a abertura da safra marca o início da colheita das variedades de bergamota Caí e Ponkan.

O coordenador técnico da Câmara Setorial de Citricultura da Seapi, Paulo Lipp, informa que a produção de laranjas é maior na região Norte do Estado onde também estão ocorrendo as colheitas das laranjas precoces para suco. Com relação às frutas cítricas, cita que o RS tem o diferencial devido ao clima.

Lipp destaca que parte da produção de bergamota do Rio Grande do Sul está sendo comercializada para outros estados como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Esse cenário deve se acentuar agora no segundo semestre, com a variedade Montenegrina.

O Vale do Caí corresponde por 17% da produção de laranjas, 71% das bergamotas e 81% do limão. Representa 37,4% da produção total do RS.

Antes da abertura da safra, ocorrerá a reunião da Câmara Setorial da Citricultura da Seapi, na sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em Montenegro, às 9h30min.

Acompanhe
nossas
redes sociais