Falta de licença adia início da duplicação

Lajeado

Falta de licença adia início da duplicação

Secretário estadual assinou ordem de serviço no dia 13 de abril, mas obra não começou

Falta de licença adia início da duplicação
Lajeado

Passados 40 dias da ordem de início dos trabalhos, a obra de duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá ainda não começou. Nem mesmo a presença do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, no ato de assinatura entre o governo estadual e a Construtora Premold – contratada para a obra – foi capaz de assegurar a duplicação, que, segundo anunciado, ficaria pronta em 135 dias.

Depois de um poste travar a construção, agora há necessidade do projeto de sinalização da fase de obras ser liberado pela Fepam. “Eu acho que vai virar em pizza de novo. De que adianta liberar, se não está com o projeto pronto? Acho que é mais um motivo para esse dinheiro sumir de novo”, opina Ademir Klein, proprietário de uma confeitaria no bairro São Bento.

Ele e os funcionários passam, no mínimo, oito vezes por dia pelo local. Sofrem com o tempo de esperar, para transitar de um lado a outro da ponte da ERS-413. Mas o maior medo é de se acidentar, ainda mais agora, sem iluminação noturna.

“Aumentou muito o movimento nos últimos anos. Não sei como ninguém morreu ali, porque há muitos imprudentes, que não respeitam a passagem dos outros”, comenta o empresário.

Para a dona de uma agropecuária no mesmo bairro, Ana Wendt, o atraso já era esperado. “Ficamos sabendo sim do ato. Mas nesta crise, já era de se esperar que não iniciassem logo. Vamos fazer o quê? Agora é aguardar, mais uma vez”, reclama.

Mãos atadas

O chefe do Setor de Projetos Especiais de Lajeado, Isidoro Fornari, também se sente de mãos atadas. Ele afirma que o município está encaminhando todos os documentos solicitados pelo Daer para que o projeto de sinalização seja liberado pela Fepam, mas não pode fazer mais que isso.

[bloco 1]

“Acreditamos que isso deveria ter feito antes, até tentamos que isso fosse autorizado pela Secretaria do Meio Ambiente daqui, mas não é possível. Mas não vamos deixar de insistir e correr atrás por conta disso.”

Entre 17h e 18h30min, fila de carros paralisa fluxo entre os dois municípios

Entre 17h e 18h30min, fila de carros paralisa fluxo entre os dois municípios

Informações contraditórias

No dia em que foi assinada a ordem de início, o agente administrativo da 11ª Superintendência Regional do Daer, Sadi Marques, garantiu que não havia qualquer licença pendente. A reportagem tentou contato telefônico com ele, mas não foi atendida.

Em nota, o Daer informou que todos os documentos necessários já teriam sido encaminhados à Fepam. Assim que o projeto foi liberado, as obras serão iniciadas, pois os recursos estão assegurados pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) de 2017.

A autarquia ainda esclareceu que o encaminhamento desse projeto, antes da obra, é uma novidade no sistema de cadastramento da Fepam. Antes, seria necessário apresentar esse plano somente durante a execução da obra.

Relembre

Faz exatos 40 dias da assinatura da ordem de serviço. Na ocasião, o secretário Pedro Westphalen enalteceu a união local para viabilizar a duplicação da ponte. Clique aqui e confira a matéria.

Acompanhe
nossas
redes sociais