Estrela consolida vocação para o turismo

Estrela - Aniversário de 141 anos

Estrela consolida vocação para o turismo

Com belezas naturais, prédios históricos, passeios gastronômicos e intensos investimentos em grupos folclóricos, um dos mais antigos municípios da região busca ser referência no turismo do Estado. Só a reformulação da escadaria do Rio Taquari já recebeu investimento superior a R$ 500 mil nos últimos anos. Consolidar roteiros e finalizar empreendimentos são desafios

Estrela consolida vocação para o turismo
Estrela
oktober-2024

O horário do meio dia traz tranquilidade para a área central do município emancipado em 20 de maio de 1876. Hoje, com pouco menos de 33 mil habitantes, Estrela vem se tornando refúgio para quem busca qualidade de vida em meio à natureza. Foi assim com o casal José a Anita Cardoso, que nesta sexta-feira aproveitou o período reservado ao almoço para respirar o ar puro que vem do Rio Taquari.

Ambos voltaram para próximo da cidade natal faz pouco mais de dois meses. Durante oito anos, José e Anita escolheram viver na pequena Passo de Torres, município litorâneo localizado ao lado de Torres – a praia mais bonita do Rio Grande do Sul. Era um sonho de criança dele. Ela aproveitou a “carona” e resolveu se aventurar junto com o companheiro e pai de seus dois filhos.

“Trabalhamos com quadros e miniaturas de pranchas de surf”, explica José, hoje com 59 anos de idade. Ele ainda pratica Stand Up Paddle (SUP). Ela garante que também se arrisca sobre as pranchas em busca das ondas no mar. Nesta sexta-feira, admiravam as curvas do Rio Taquari na recém reformulada escadaria.

“É impressionante como este lugar mudou desde que deixamos Estrela. A cidade está muita mais bonita, limpa, bem cuidada. Foi uma grata surpresa encontrar a ‘velha’ escadaria desta forma revigorada”, comenta ele.

Um dos principais pontos turísticos de Estrela faz José voltar no tempo. Foi naquele mesmo local que o agora aposentado aprendeu a nadar quando muito jovem. “Cruzávamos o Taquari a nado. Era nosso grande desafio na época de moleque. Ou ir até a antiga ilha que tinha entre Estrela e Lajeado, que desapareceu após a construção da barragem”, relembra.

cursos de água e paisagens do campo são atrativos da cidade conhecida como a Princesa do Vale

cursos de água e paisagens do campo são atrativos da cidade conhecida como a Princesa do Vale

Apesar das boas recordações, José também relembra do período de abandono da escadaria e do antigo prédio da fábrica de cervejas Polar, localizado ao lado. E são essas lembranças que fazem com que ele admire ainda mais o local escolhido para relaxar com a esposa no início da tarde desta sexta-feira.

“Chamou muito a atenção a forma como os principais pontos da cidade estão bem cuidados. Esse local está uma maravilha. Me incentivou a vir praticar SUP e voltar a aproveitar o Rio Taquari”, reforça. “Viemos de um lugar bonito, com natureza. Vir até aqui nos faz ficar um pouco mais perto do que tínhamos na praia. Somos tipo peixe, que não pode ficar longe da água”, brinca Rita.

“É referência no turismo e cultura”

A escadaria do Rio Taquari não é o único investimento do Executivo para reformular os pontos turísticos do município. O governo está disposto a aplicar políticas na busca de mais visitantes e, consequentemente, maior retorno financeiro para os cofres públicos por meio de toda a movimentação comercial gerada pelos turistas.

Em abril passado, a administração finalizou o processo licitatório para reformular toda a área e torná-la uma fonte de recursos e geração de empregos. A exploração da área de 16,4 mil metros quadrados, na Linha São Jacó, local da antiga usina geradora de energia, será feira pela empresa Salis Engenharia, com sede em Porto Alegre. O termo de concessão terá validade de dez anos.

A empresa projeta investimento de R$ 5 milhões, visando a recuperação ambiental do local e a exploração comercial. Entre as exigências da licitação. A Salis Engenharia precisa oferecer, de forma gratuita, área de lazer aos visitantes e repassar percentual da arrecadação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Cultura.

[bloco 1]

Todos esses investimentos recentes tornam a cidade de Estrela ainda mais destaque na área do turismo. É esta a opinião de Rafael Fontana, presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales, a Amturvales. “É referência no turismo e cultura em nossa região. Possui estrutura de serviços qualificados para receber os turistas e investe fortemente nesta atividade econômica”, afirma o agente.

Para Rafael, o segredo do crescimento está ligado ao engajamento entre poder público e empreendedores. “Estrela faz parte do roteiro turístico que mais recebe visitantes na região. Em 2016, por exemplo, o Delícias da Colônia recebeu em retorno 37 mil turistas”, informa Fontana. Diante do êxito do referido roteiro, é projetada uma ciclovia interligando os municípios de Estrela, Colinas e Imigrante.

Um pouco da história

O município se emancipou em 20 de maio de 1876, conforme a lei sancionada pelo conselheiro Tristão de Alencar Araripe, presidente da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Com uma economia diversificada, hoje está entre os maiores produtores de leite no Brasil e ocupa a segunda colocação no Vale do Taquari no índice de retorno de ICMS. A população atual é de 32.950 habitantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais