Drible o estresse  antes do casamento

Comportamento

Drible o estresse antes do casamento

De forma prática, o caderno Você traz, no mês das noivas, algumas dicas importantes que garantirão a tranquilidade para aproveitar o grande dia

Drible o estresse  antes do casamento

Deixar tudo pronto para o casório não é tarefa fácil. Antes de mais nada, o importante é respirar fundo e colocar no papel os desejos para tornar a organização eficiente. As futuras noivas devem ter ciência de que o casamento será um momento único na vida do casal, demandará atenção e dará muito trabalho.

O cerimonialista Carlos Câmara já realizou mais de 300 casamentos e conta que o nervosismo da mulher é algo comum. Faz parte do processo que ela se sinta angustiada com dúvidas sobre esse ritual de passagem tão tradicional. Contudo, afirma que uma noiva calma se envolve muito mais com os preparativos e pode curtir com mais seriedade o momento do “sim”.

São várias as tarefas que necessitam da atenção da noiva. Manter a organização das demandas é o que fará a diferença no humor e nos ânimos antes de chegar ao altar.

São várias as tarefas que necessitam da atenção da noiva. Manter a organização das demandas é o que fará a diferença no humor e nos ânimos antes de chegar ao altar.

A ansiedade desmedida pouco antes do reforço de laços é conhecida como tensão pré-nupcial (TPN) e pode colocar tudo a perder se não houver jogo de cintura para lidar com imprevistos. Um dos maiores erros cometidos pelas mulheres que subirão ao altar é jogar toda a preparação para o alto assim que algo sai diferente do planejado. “Este é um dos piores erros que as mais nervosas podem cometer: esquecer do planejamento gera uma atrapalhação com todo o resto”, afirma Câmara.

Ele sugere que a festa seja organizada conforme o estilo de vida do casal. “Sempre seguimos os desejos deles. É importante que o evento tenha o espírito de ambos”, revela.

A psicóloga Samanta Krabbe, 34, casará em novembro e, para evitar dores de cabeça de última hora, planeja a cerimônia e a festa faz cerca de dois anos. “Me sinto mais calma por saber que houve uma dedicação prévia à organização”, afirma. Samanta não descarta ficar ansiosa assim que a marcha nupcial tocar, mas afirma que a certeza de que teve um bom tempo para planejar deverá minimizar qualquer alteração de script.

PARA EVITAR A TPN

1 – Ajuda é sempre bem-vinda!
Algumas noivas defendem que tudo só dará certo se for feito por elas mesmas. Mas é impossível controlar tudo! É indicado pedir ajuda para pessoas que inspiram confiança. O envolvimento do noivo também é fundamental. Sogros, sogras, irmãos e padrinhos devem zelar pela calma do casal. Evitar cobranças e garantir um ambiente tranquilo faz toda a diferença

2 – Desencane na reta final
Não deixe para as últimas 24 horas qualquer atividade relacionada à logística do casamento. A essa altura tudo deve estar pronto e qualquer mudança vai gerar estresse. O bacana neste último momento sem a aliança no dedo esquerdo é descansar e se preparar para o ato da celebração. Vale fazer uma tarefa simples: depois de vestir o véu e a grinalda, permita-se alguns minutos à sós com o espelho. Contemplar a beleza e desejar coisas boas a si mesma faz bem. É hora de ser feliz.

3 – Sem pressa
Depois de uma noite tranquila, não adianta começar o dia correndo. Ficar atenta aos horários é relevante, mas sem agitação. Ao abrir os olhos, não levante imediatamente: aproveite alguns minutos para pensar na importância do dia e como ele trará felicidades e novas expectativas. Revisite a programação para o dia e repasse cada item: cabeleireiro, maquiagem, horário em que o carro estará disponível para o caminho até a igreja. A certeza de que haverá tempo para fazer tudo a deixará mais confiante.

4 – Tome um bom café da manhã
A primeira alimentação do dia é fundamental para garantir a energia para a festa. Abuse de cereais, frutas, sucos. Uma noiva bem alimentada é sinônimo de mulher forte e preparada para a rotina puxada do grande dia. Atenção: se o casamento for à noite, nada de pular o almoço para evitar a barriguinha no vestido. Saco parado não para em pé. O almoço deve ser farto em legumes e verduras. Aposte também em beber água para hidratar.

5 – Vestido à vista
Deixe todo seu traje montado, juntamente com os acessórios, já na noite anterior da cerimônia. Vestido, joias, lingerie, sapatos…. Ver o look montado costuma dar mais segurança à noiva.

6 – Aposte no bucólico
É merecido que tudo ao redor de você esteja agradável. Vale decorar o quarto e outros ambientes da casa. Flores frescas ou aromas artificiais são ótimos aliados para criar um clima gostoso. Se não for possível decorar a casa toda, eleja pelo menos um ambiente para organizar com a temática do casamento. Excesso de bagunça pode deixá-la mais aflita.

7 – Mande um “oi” para o noivo
Os dois estarão distantes, cada um curtindo seu dia e se preparando para arrasar. É bem provável que o noivo esteja ansioso também. Dar um “bom dia” e conversar com ele sobre a ansiedade que está sentindo faz bem para os dois. Um simples emoticon pelo WhatsApp tem o poder de quebrar o nervosismo e aproximar ainda mais os dois.

Acompanhe
nossas
redes sociais