Câmpus do IFSul é inaugurado  e expansão depende de recursos

Lajeado

Câmpus do IFSul é inaugurado e expansão depende de recursos

Contexto político dificulta crescimento dos novos institutos

Câmpus do IFSul é inaugurado  e expansão depende de recursos
Lajeado
oktober-2024

O campus do IFSul foi entregue na manhã de sexta-feira. O investimento em obras foi de R$ 4,2 milhões  e mais de R$ 1,3 milhão em mobiliário e equipamentos. Mesmo com sede própria, para expandir os cursos ofertados, a escola carece de mais investimentos.  O contexto político nacional pode interferir nesse processo.

O apoio recebido pela da comunidade para viabilização do projeto foi reconhecido pela diretora do campus, Cláudia Schwabe. Durante a solenidade, a direção fez uma homenagem especial ao diretor da escola do campestre. Espaço abrigou as atividades letivas e administrativas da instituição nos últimos anos.

Cláudia reforçou o objetivo da instituição e convidou a população a participar das atividades propostas pela escola. “No próximo ano, vamos ofertar o curso técnico integrado em Automação Industrial. Prometemos isso e vamos colocar em funcionamento. Queremos continuar contando com o apoio da comunidade. Fazemos educação e isso se faz em conjunto”, disse a diretora.

Para os próximos anos, o câmpus pretende ampliar a oferta de cursos e precisa ampliar o espaço físico para acomodar, novos laboratórios e um auditório.  Itens de laboratório são necessários para os anos finais do curso de Automação Industrial.   Isso pode viabilizar a oferta do curso em processamento de alimentos.

Ampliação

A direção está mobilizada para aquisição de recursos que garantam essa estrutura. A dificuldade é a mesma enfrentada pelos demais 14 câmpus da rede.

O contexto político impacta na ampliação das atividades, devido a série de corte de orçamentos para a rede. O reitor do IFSUL, Marcelo Bender, atua no instituto faz 25 anos. “Nesse tempo, houveram muitos altos e baixos. Olhando pra frente, não sabemos como vamos equacionar isso.  Mas o que fará a diferença é a força local. Precisamos nos unir em um movimento suprapartidário.”

O reitor eleito, que assume a gestão da rede de institutos em junho, Flávio Nunes, aposta na sensibilização dos governos para buscar recursos e expandir a atuação dos câmpus. “Os Institutos precisam mostrar cada vez mais a sua importância para a transformação da sociedade. Vamos mostrar para o governo, independente da sigla partidária.”

Ato de entrega

Na cerimônia estiveram presentes representantes da instituição, órgãos públicos municipais e de entidades empresariais. A ex-prefeita Carmen Regina e o ex-prefeito Luís Fernando Schmidt estiveram presentes. Representantes do poder público de municípios da região acompanharam o evento.

Acompanhe
nossas
redes sociais