Lucas Barrios é o novo artilheiro do Grêmio em 2017. Três meses após deixar o Palmeiras, o centroavante superou Miller Bolaños e mantém a média de um gol a cada 82 minutos.
Barrios acumula 15 jogos pelo Grêmio, sete como titular. Neste período, marcou nove gols. Desde a primeira bola na rede, o argentino naturalizado paraguaio é responsável por incríveis 63% dos gols marcados.
[bloco 1]
A figura de um homem de referência era obsessão do Grêmio desde o fim do ano passado. Na corrida em busca de um centroavante, o clube gaúcho chegou a fechar negócio com três nomes. Todas as operações caíram às vésperas da assinatura de contrato
Lucas Barrios surgiu como alvo em fevereiro, após o Palmeiras se aproximar de Miguel Borja. Sem espaço em São Paulo, o centroavante ouviu a oferta do Grêmio e negociou a saída com os dirigentes alviverdes. Para ter mais chances, chegou a abrir mão de grande parte do salário que recebia do atual campeão brasileiro.
Até aqui, a escolha de Barrios se mostra acertada. No Grêmio, ele não só joga como tem sido decisivo. As características dele vieram ao encontro da alteração desejada por Renato. Desde 2016, o treinador ansiava por um jogador mais agudo, próximo ao gol. E, principalmente, com maior capacidade de converter as oportunidades, dividindo a missão de marcar com Luan e Pedro Rocha.