AlimentAçãoRS visa organizar segmento

Você

AlimentAçãoRS visa organizar segmento

Seminários da Jornada Técnica ocorrem hoje e amanhã no hotel Weiand, em Lajeado

AlimentAçãoRS visa organizar segmento
Vale do Taquari

Representantes do setor produtivo mais relevante para a região se reuniram ontem para o coquetel de abertura oficial da Jornada Técnica da Alimentação 2017 – AlimentAção RS.

O evento, que ocorre até amanhã no Hotel Weaind, em Lajeado, pretende ser um marco para a qualificação do setor.

Na programação, estão incluídos painéis com especialistas de renome, rodadas de negócios e a interação entre fornecedores e fabricantes. Serão realizadas palestras relacionadas à segurança alimentar, boas práticas de fabricação, legislação e acesso ao crédito.

[bloco 1]

A abertura coube ao presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Miguel Arenhart. Ele falou sobre a importância do tema para a economia da região. Segundo ele, a jornada reunirá em um único ambiente todos os agentes envolvidos no setor com a mesma intenção, a de produzir alimentos com qualidade cada vez mais elevada e fazer com que o Vale do Taquari seja reconhecido como o Vale dos Alimentos.

Coordenador da Jornada, o publicitário Gilberto Soares relatou as diferentes tentativas para construir um ambiente propício para a construção do conceito “Vale dos Alimentos”. Segundo ele, a região precisa trabalhar com projetos de longo prazo capazes de promover o desenvolvimento.

“Temos muitas convergências para ser um polo estadual e nacional em alimentos”, alega. Entre elas, ressalta a existência de empresas de destaque no setor, e a presença do Tecnovates, centro tecnológico da Univates que tem a produção de alimentos como foco principal.

Conforme Soares, o segmento representa 80% do total da economia da região e 70% dos produtos industrializados no Vale. Porém, ressalta a carência de dados concretos sobre o setor capazes de apontar diretrizes para empresas e poder público.

Segundo ele, a estruturação do setor é fundamental para evitar a derrocada do segmento. Lembra que existem regiões que outrora foram polo em determinada cultura produtiva, mas que deixaram de ser referência devido à ausência de organização.

Coordenadora do Tecnovates, Simone Stulp ressaltou a construção coletiva voltada para o futuro. Segundo ela, o evento dará a energia necessária para dar seguimento ao projeto de transformar a região no Vale dos Alimentos. “Estamos semeando mais um passo nesse nosso sonho.”

Acompanhe
nossas
redes sociais