Região mantém saldo  positivo de empregos

Vale do Taquari

Região mantém saldo positivo de empregos

Comércio foi único setor que registrou queda

Região mantém saldo  positivo de empregos
Vale do Taquari

A região encerrou o mês de abril com saldo positivo na geração de empregos. No total, foram criadas 157 vagas no mercado de trabalho. Pelo menos, 3,06 mil admissões e 2,9 mil desligamentos nos 38 municípios. Os dados foram divulgados ontem pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Nas seis maiores cidades da região, o cenário muda. Três municípios fecharam com saldo negativo. Entre eles, Teutônia, Estrela e Encantado (confira no gráfico). O principal responsável pelo resultado foi o comércio.

Em Estrela, município com maior queda, houve 72 admissões contra 101 desligamentos. Setor reduziu 29 postos de trabalho.  Em Encantado e Taquari, a área também apresentou leve queda.

Na região, o comércio foi o único setor que registrou queda no mês de abril. O saldo foi de -40 vagas. Em março, a variação foi negativa, com queda de 55 postos. Em 2016, no mesmo período, houve queda de 29 vagas.

Na avaliação do professor de Economia da Univates, Eduardo Lamas, esse desempenho pode ser reflexo dos últimos feriados. ”Quando há menos dias úteis, a indústria sente os efeitos, mas o comércio é o principal que reflete esse impacto.”

PrintDesempenho negativo

De acordo com os dados, a indústria calçadista foi a principal área que provocou desligamentos em Teutônia. Enquanto em janeiro e fevereiro a área teve variação positiva, desde março, tem registrado desempenho negativo. Em abril, foram -49 postos. No ano passado, no mesmo período, a variação foi maior, – 67 vagas.

Em Santa Clara do Sul, a indústria também demitiu mais do que empregou. De acordo com Lamas, o resultado é oriundo da sazonalidade e da própria incerteza do mercado.

“A recuperação e a geração de emprego não serão percebidas agora. A tendência é que isso demore um certo tempo para acontecer. Primeiro é necessário ampliar a produção para, depois, resultar na criação de novas vagas.”

Lamas acredita que as reformas propostas pelo governo federal podem provocar geração de emprego e ampliar a confiança do mercado.

Alimentação teve retração

Apesar da indústria da alimentação ser responsável por promover índice positivo de empregos na região, nos últimos meses, o subsetor da indústria da transformação, teve desempenho negativo no Vale do Taquari. Foram -84 postos. Em Teutônia, foram 98 desligamentos e apenas dez admissões.

Crescimento

Entre as maiores cidades da região, Taquari foi o município com maior saldo de empregos, com variação de 92 postos. Foram 211 contratações contra 119 desligamentos. Em seguida, Lajeado aparece no ranking com 49 vagas. Arroio do Meio, com 35.

Comércio teve mais demissões. Das 40 vagas fechadas, 29 foram em Estrela

Comércio teve mais demissões. Das 40 vagas fechadas, 29 foram em Estrela

Mais de 59 mil vagas criadas no país

O país criou 59.856 mil vagas de emprego formal durante o mês de abril. Foram contabilizadas 1.141.850 admissões e 1.081.994 desligamentos. Já em março deste ano, foram registradas 1.261.332 admissões e 1.324.956 desligamentos, ou seja, 63.624 vagas foram perdidas.

Em abril do ano passado, o mercado de trabalho formal tinha registrado a perda de 62.844 postos de trabalho. Esse é o primeiro resultado positivo no mês de abril, desde 2014.

No RS, o resultado foi negativo. Foram registradas 3.044 demissões a mais do que contratações. Isso representa retração de 1,02% de vagas formais em relação a março. No acumulado do ano, o estado registra saldo positivo de 21,9 mil vagas, com variação positiva de 0,87% em relação aos primeiros quatro meses do ano passado.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais