Jornada da Alimentação começa hoje

Vale do Taquari

Jornada da Alimentação começa hoje

Abertura ocorre às 19h30min. Evento quer tornar o Vale referência no setor

Jornada da Alimentação começa hoje
Vale do Taquari
oktober-2024

Iniciativa que visa dar início à organização da principal cadeia produtiva da região, a Jornada Técnica da Alimentação 2017 começa hoje em Lajeado. O coquetel de abertura ocorre a partir das 19h30min, no hotel Weiand.

O evento ocorre entre amanhã e sexta-feira, no mesmo local, e tem a pretensão de ser um marco para a qualificação da indústria do setor. Na programação, estão incluídas palestras com especialistas de renome, rodadas de negócios e a interação entre fornecedores e fabricantes.

De acordo com o coordenador do AlimentaçãoAçãoRS, Gilberto Soares, o objetivo do evento é reunir indústrias de alimentos e fornecedores para a indústria do segmento em um único espaço para adquirir conhecimento e realizar negócios.

Segundo ele, a Jornada da Alimentação é a primeira de uma série de iniciativas que visam transformar a região em uma referência do setor. Conforme Soares, 80% da economia do Vale do Taquari gira em torno da produção de alimentos.

Além disso, 70% das indústrias da transformação da região trabalham com alimentos. “Temos que reunir o setor e chamar a atenção do estado e do país para cá”, aponta. Para Soares, a ausência de organização reduz a força política do setor.

Na opinião dele, a região tem potencialidade para fazer na cadeia de alimentos processo semelhante ao ocorrido na cadeia do vinho na Serra Gaúcha. Segundo Soares, o reconhecimento da região como referência na fabricação da bebida ocorreu após a organização de produtores e fabricantes.

Conteúdo técnico

A programação inclui palestras relacionadas à segurança alimentar, boas práticas de fabricação, legislação e acesso ao crédito. Segundo Soares, os fabricantes de alimentos terão a oportunidade de aprender com palestrantes de alto nível, selecionados pela experiência nos temas.

Um dos focos do evento será a inovação. O tema será abordado por três palestrantes. A doutora Daiana Souza, da Unisinos, falará sobre a “Rotulagem de alimentos: da legislação à inovação”.

Também da Unisinos, Renata Ramos ministra a palestra “Inovação em alimentos – a ciência gerando novos negócios”. A terceira palestra sobre o tema será “Inovação: a arte de fazer diferente”, com Cristina Lenhardt, da Tacta Foods School.

Programação

Amanhã

SEMINÁRIO SEGURANÇA DE ALIMENTOS

7h30min – Credenciamento
8h – Abertura
8h30min – Protegendo o consumidor de riscos físicos, químicos e microbiológicos – Cristina Leonhardt, Tacta Food School
9h30min – Coffee break com expositores
10h – Cuidados higiênicos sanitários para evitar a contaminação microbiológica de alimentos – Mirian Herrmann, Alta Consultoria
11h – Controle integrado de pragas – Professor doutor Noeli Juarez Ferla, Univates
12h30min – Almoço

CICLO MERCADOS E INVESTIMENTOS

14h – Como obter verbas do governo para projetos inovadores – Professor doutor Sílvio Bitencourt da Silva, Unisinos
15h – Coffee break com expositores
16h – Financiamentos – como comprar equipamentos – Luiz Mário Berbigier, Sicredi
16h30min – Como vender para as redes de supermercados – Leonardo Taufer, diretor-presidente da Rede Imec
17h – Interação com fornecedores
18h – Encerramento
Dia 19 (sexta-feira)

8h – Abertura
8h30min – Apresentação dos expositores
9h15min – Rodada de Negócios
11h15min – A implantação das boas práticas de fabricação para legalização das ervateiras no RS – Bruna Bresolin Roldan, engenheira de alimentos da Emater

SEMINÁRIO DE INOVAÇÃO

14h – Rotulagem de alimentos: da legislação à inovação – Professora doutora Daiana de Souza, Unisinos
15h – Inovação em alimentos – a ciência gerando novos negócios – Professora doutora Renata Cristina Ramos, Unisinos
16h – Coffee break com expositores
16h30min – Inovação – a arte de fazer diferente – Cristina Lenhardt, Tacta Foods School
18h – Interação com fornecedores

Acompanhe
nossas
redes sociais