O técnico Renato Portaluppi encaminhou, em treino fechado nessa sexta-feira, a equipe que enfrentará o Botafogo neste domingo. O comandante preparou o time para a estreia no Campeonato Brasileiro com Arthur no meio-campo no lugar de Jaílson, uma mudança em relação ao grupo que perdeu para o Deportes Iquiqui, no Chile.
A próvavel escalação deste domingo, às 19h, na Arena, terá: Marcelo Grohe, Léo Moura, Geromel, Kannemann, Marcelo Oliveira, Michel, Ramiro, Arthur, Pedro Rocha, Luan e Lucas Barrios.
[bloco 2]
O lateral-direito Edilson não enfrentará o time carioca por ainda cumprir suspensão pelo soco que deu em Rodrigo Dourado no último Gre-Nal na Arena, pelo Brasileirão. O atleta ficará de fora dos próximos três confrontos do Tricolor contra Botafogo e Atlético-PR, pela Série A, e contra o Fluminense, pela Copa do Brasil.
O grupo do Grêmio volta aos trabalhos na manhã deste sábado no CT Luiz Carvalho. Pela Copa do Brasil, o Tricolor estreia nesta quarta-feira contra o Fluminense em casa.
Desde 2003, Grêmio venceu apenas três vezes na estreia
Para ter uma boa arrancada no Brasileirão, o Grêmio terá de fazer contra o Botafogo um aproveitamento melhor do que os 50% que tem em estreias desde que foi instituído o formato de pontos corridos. Desde 2003, o time fez 13 jogos e somou apenas a metade dos pontos em disputa.
[bloco 1]
Esta será apenas a segunda estreia do Grêmio em Brasileirões na Arena. Desde que o estádio foi fundado, no fim de 2012, o time jogou fora de casa duas vezes (2014 e 2016) e precisou mandar um jogo no Alfredo Jaconi em 2013. A única estreia na Arena foi em 2015, com um empate em 3 a 3 diante da Ponte Preta.
Desde 2003, o Tricolor venceu apenas três vezes na estreia: 2 a 0 diante do Corinthians, no Olímpico, em 2006; 1 a 0 contra o São Paulo, no Morumbi, em 2008; e 2 a 0 sobre o Náutico, em 2013.