Conferência do Caps reúne usuários e profissionais de saúde

Você

Conferência do Caps reúne usuários e profissionais de saúde

Encontro ocorreu nessa sexta-feira e realçou a luta antimanicomial

Conferência do Caps reúne usuários e profissionais de saúde
Encantado

Integrar usuários da rede de saúde mental, familiares e profissionais da área por meio do esporte é o objetivo do Intermental. Cada município forma uma equipe de futebol de salão adulta mista para participar da competição. A programação, alusiva à comemoração do Dia da Luta Antimanicomial, ocorreu nessa sexta-feira no Salão Paroquial.

A 6ª edição do evento reuniu cerca de 400 pessoas de várias cidades do Vale do Taquari. A realização é do Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) com apoio do Fórum Regional de Saúde Mental, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, além do patrocínio de empresas e pessoas físicas.

Assim como ocorre na Olimpíada, o Intermental iniciou com a apresentação de todas as cidades. Cada equipe apresentou a bandeira ou símbolo e todos juntos cantaram o hino nacional. Logo após, houve alongamento e aquecimento com a professora de Educação Física de Arvorezinha, Larissa Barreto.

Na sequência, ocorreram os jogos de futsal com equipes adultas mistas compostas pelos usuários, familiares e profissionais da rede de saúde mental do SUS. No fim da tarde, todos os atletas receberam uma medalha de participação.“Usamos o esporte como uma forma de socialização e de inclusão, pois o esporte é saúde”, destaca a coordenadora de enfermagem do HBST, Dorli Maria Diehl.

[bloco 1]

Para o usuário do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de Encantado, Giovani Bertoldi, 41, o evento é importante. “Há a integração de vários Caps e da Coordenadoria Regional de Saúde. Participei de todas as edições e fiz muitas amizades”, diz. Ele ressalta que o Caps tem um papel importante no sentido de as pessoas aprenderem que existem várias visões de mundo e terem um lugar de compartilhamento de experiências.

Segundo a coordenadora regional de saúde mental, Ariane Arenhart, a programação cresce a cada ano promovendo saúde, integração e alegria. Ela destaca também ser finalidade do evento a criação de uma cultura do cuidar além dos manicômios. “Queremos, com eventos como esse, trazer para o concreto que o cuidado pode ser feito em liberdade em todas as cidades, contraponto os métodos de antigamente em que muitas pessoas ficavam nos hospícios”, comenta.

Participantes

Arroio do Meio, Arvorezinha, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Lajeado, Muçum, Progresso, Relvado, Roca Sales e Teutônia.

Acompanhe
nossas
redes sociais