Bicivates faz 3 anos e visa ampliação

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Bicivates faz 3 anos e visa ampliação

Projeto de incentivo ao uso de bicicletas tem uma média de 22 usuários por dia

Bicivates faz 3 anos e visa ampliação
Lajeado

Nos prédios 1, 11 e 17 da Univates, estações guardam as 120 bicicletas disponibilizadas para alunos, professores, funcionários e comunidade utilizarem no deslocamento dentro do câmpus. O Bicivates entrou em funcionamento no dia 18 de maio de 2014 com objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Durante estes três anos, as bicicletas rodaram cerca de 30 mil quilômetros. Nesse período, elas foram utilizadas 16 mil vezes, uma média de 22 usos diários.

Os resultados são motivo de comemoração por parte dos idealizadores, como o gerente do Setor de Engenharia e Manutenção da Univates, o engenheiro Robledo Müller. “Não teremos um sucesso pleno imediatamente, mas que o projeto está exercendo seu papel eu não tenho a menor dúvida.”

Müller avalia a iniciativa como fundamental para que os usuários deixem, de forma gradativa, o carro em segundo plano. Apesar disso, ele ressalta a necessidade de trabalhos constantes para que a mudança seja efetiva.

“Não é de uma hora para outra que o projeto funciona de forma total. São necessárias constantes ações de marketing para reforçar essa mudança”, ressalta Müller. Entre elas, está o Dia Sem Carro, que ocorre duas vezes por ano na instituição.

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Projeto de expansão

Para os próximos anos, Müller espera ampliar o atendimento, o que será possível apenas com a participação maior do poder público e do setor privado.

Entre os projetos, está a criação de estações fora da universidade. “Como temos a possibilidade do Univates e Você, e a comunidade em geral pode ter acesso às bicicletas, precisamos de pontos na cidade para que possam retirá-las ou devolvê-las.”

As primeiras conversas com o prefeito Marcelo Caumo animaram Müller, que diz ter visto disponibilidade por parte do gestor em participar do projeto. “Essas conversas já aconteceram, a gestão ainda é recente, mas me parece que o Marcelo tem essa intenção.”

Tratativas com setores da iniciativa privada também foram iniciadas, e Müller acredita que a parceria pode ocorrer. “Isso tudo é projeto, mas o Sicredi já contatou para saber como funciona.” Ele avalia que a vinculação das marcas com o projeto tende a trazer bons resultados. “As empresas querem se associar à questão da bicicleta porque tem uma questão de marketing indireto que vem com isso.”

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