Novo empecilho trava construção da ponte

Lajeado

Novo empecilho trava construção da ponte

Daer diz que falta projeto para sinalização no entorno das obras de duplicação

Novo empecilho trava construção da ponte
Lajeado

As obras de duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, no bairro São Bento, ainda não começaram. Na semana passada, o percalço que impediu o início das obras foi atribuído a um poste, que estava em local inadequado.

A Certel energia concluiu a remoção da transmissão de energia elétrica no início desta semana, mas, até agora, as obras não iniciaram. O poste foi deslocado para facilitar os trabalhos dos guindastes e motoniveladoras, diminuindo os riscos de acidentes com trabalhadores.

De acordo com agente administrativo da 11ª Superintendência Regional do Daer de Lajeado, Sadi Marques, o projeto será entregue hoje. “Fiz o pedido à prefeitura para remoção do poste em janeiro. Só agora removeram. Mas na segunda-feira poderemos saber quando começam, de fato, as obras.”

A obra

O trecho na ERS-413 serve de acesso a bairros como Moinhos Dágua, São Bento e ao município de Santa Clara do Sul. Desde 2002, autoridades políticas prometem construir a passagem em local considerado perigoso. Os projetos passaram por diversas modificações.

Ao todo, a contrução custará R$ 870 mil aos cofres do Estado. O governo de Lajeado será responsável pelas duas cabeceiras, além dos serviços de aterro. Apenas uma nova ponte será construída. Terá 30 metros de comprimento, por 5,10 metros de largura. Deve suportar um peso de 40 toneladas, na parte nova. A antiga será reforçada para resitir o mesmo peso de 40 toneladas.

Novela

A duplicação da ponte é esperada faz décadas. Diversos acidentes aconteceram na passagem. Há confusão para saber de quem é a preferência.

Conforme o secretário de Obras de Lajeado, Isidoro Fornari, o município segue vigilante em busca de agilização para o começo da construção.

Acompanhe
nossas
redes sociais