Hipocrisia e evolução

Notícia

Hipocrisia e evolução

Muitas vezes apontei a hipocrisia como o único defeito que Jesus condenara. Mas me incomodava a ideia de que, se temos um defeito que escapou à sabedoria de Deus, em minha compreensão, algo estava errado. Porém, confio na Lei: Conhecereis…

Muitas vezes apontei a hipocrisia como o único defeito que Jesus condenara. Mas me incomodava a ideia de que, se temos um defeito que escapou à sabedoria de Deus, em minha compreensão, algo estava errado. Porém, confio na Lei: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará… da ignorância.
Disse o Mestre, conforme Mateus: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas, por dentro estão cheios de ossos e de toda imundície. (…) por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. (Mt 23, 27-28)
Se a hipocrisia existe, e é defeito humano, Deus teria errado na criação?
E se Ele não pode errar… Qual seria o papel da hipocrisia em nossa caminhada evolutiva?
Recentemente compreendi que a hipocrisia não deixa de ser uma idealização da virtude, embora ainda não seja virtude. Explico: a criatura descobre um novo ideal, acima do seu estágio evolutivo, e passa a persegui-lo. Fala e divulga/ensina o que ainda não sabe viver – como faço agora – mas que pressente como meta. Por idealização, acabamos fazendo desse ideal uma quase nova pele para a alma. Então, um dia, por persistência, a pele finalmente gruda formando o novo caráter.
Pensando assim, reforço a crença espírita e científica de que nada se perde na vida, mas tudo se transforma.
Em O Livro dos Espíritos, na questão 800, os mentores comentam: Conhece bem pouco os homens, quem imagine que uma causa qualquer os possa transformar como que por encanto. As ideias só pouco a pouco se modificam, conforme os indivíduos e, preciso é que algumas gerações passem, para que se apaguem totalmente os vestígios dos velhos hábitos.
A hipocrisia é um problema quando fingimos boas qualidades para esconder nossos defeitos, quando somos dissimulados ou tentamos forçar o outro a ser o que ainda não é. Isso não quer dizer que não devemos falar, mas sim que não podemos bancar o ser perfeito, pregando moral de cuecas… Ou quando somos hipócritas para levar vantagem.
Mas entre a hipocrisia de mentir e a tentativa de buscar o novo ideal, tem a distância permitida pela sabedoria divina.
Pietro Ubaldi, in Cristo, Cap. XII, esclarece: (…) Neste trajeto o homem está a caminho, isto é, em processo de transformação, que vai de uma posição de grau inferior à outra superior. (…) Situado nesta posição conflitante, o homem instintivamente resolveu o (…) problema pela via da menor resistência, a da hipocrisia, dado que ela é culpa ao nível do ideal, não, porém, ao nível utilitário das leis da vida…
Paulo observara: Com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado (destaco: o passado instintivo) que habita em mim. (Romanos 7,18-20).
Walmor Santos
Escritor
wseditor@wseditor.com.br

Acompanhe
nossas
redes sociais