Univates sedia audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite

Vale do Taquari

Univates sedia audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite

Evento da Assembleia Legislativa aponta carências do setor

Univates sedia audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite
Vale do Taquari
oktober-2024

A ausência de políticas públicas para a cadeia leiteira provoca reações na Assembleia Legislativa. A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo realiza audiência em Lajeado para tratar sobre o tema.

O evento ocorre na segunda-feira, 22, a partir das 18h30min, no auditório do prédio 7 da Univates. Proposto pelo deputado Zé Nunes (PT), o encontro debaterá as mudanças promovidas no setor nos últimos anos.

Entre elas, estão o enfraquecimento dos mecanismos de incentivo à cadeia produtiva, como o IGL, o Fundoleite e a política de créditos presumidos. De acordo o parlamentar, os incentivos ao setor foram cortados pelo governo do Estado sob a alegação de falta de recursos.

Conforme Nunes, o encontro servirá para esclarecer as decisões adotadas pelo Piratini, além de cobrar ações de proteção aos produtores, como uma maior fiscalização do leite em pó importado para o RS.

Segundo a equipe do deputado, a escolha de Lajeado para sediar o encontro estadual ocorre devido à relevância da cultura para o Vale do Taquari. Na próxima segunda-feira, 15, ocorrem reuniões de mobilização com o Codevat, Cosuel/Dalia, Languiru e STRs.

[bloco 1]

Agricultura familiar

Segunda maior bacia leiteira do país, o RS produz 12,5 milhões de litros por dia, sendo 95% proveniente da agricultura familiar. A atividade abrange 199 mil famílias em 94% dos municípios gaúchos, e é absorvida por 250 indústrias. Em 2013, a produção leiteira representou 9,3% do PIB gerado no RS.

Ao todo, 40% do leite e de derivados produzidos são consumidos no mercado local. O restante é destinado a outros estados, sofrendo concorrência direta dos produtos de outras unidades da Federação e do exterior.

Diante desse cenário, em 2012, a Câmara Setorial do Leite iniciou o programa de organização da cadeia, a partir de debate com órgãos e entidades do setor. No mesmo ano, o Seminário de Alinhamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Leite sugeriu 17 projetos e programas de estímulo.

Entre eles, estavam o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite (Prodeleite), o Fundo Setorial do Leite (Fundoleite) e o Instituto Gaúcho do Leite (IGL).

Acompanhe
nossas
redes sociais