Projeto busca melhorar qualidade de vida dos idosos

Lajeado

Projeto busca melhorar qualidade de vida dos idosos

Mais de 400 aposentados já foram beneficiados

Projeto busca melhorar qualidade de vida dos idosos
Lajeado

Com o objetivo de ajudar idosos e melhorar a qualidade de vida, a Univates realiza o projeto de extensão Ações Sociais e de Saúde em Gerontologia. A atividade, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lajeado, avalia o perfil dos idosos do município, analisa os resultados e planeja oficinas que abordem o que precisa ser desenvolvido. O segundo encontro da parte de avaliação ocorreu ontem e segue até o fim do mês.

Desde 2014, o projeto atendeu mais de 400 idosos da região. “Quem envelhece não tem real compreensão desse processo. Buscamos instruir os idosos e apontar hábitos para que esse envelhecimento não seja acelerado”, realça a professora coordenadora do projeto, Alessandra Brod.

Ana Camila da Silveira Vaz, 76, mora no bairro Santo Antônio e participa do Cras desde a fundação. “Isso é muito bom, porque a gente precisa de uma orientação de quem entende mais que nós”, afirma.

Estudantes da Univates participam desse processo. Uma turma multidisciplinar – acadêmicas de Nutrição, Fisioterapia e Odontologia – analisa os dados e ouve as sugestões dos participantes para, no decorrer do ano, organizar oficinas específicas.

Acadêmica de Odontologia, Saliana Grando destaca que optou por participar dos encontros pois gosta de trabalhar com pessoas. “Nunca tinha participado de um voluntariado antes, é uma experiência nova em que a gente ensina na mesma medida em que aprende.”

Acompanhe
nossas
redes sociais