Seminário aponta desafios na educação

Lajeado

Seminário aponta desafios na educação

Evento é promovido pelo instituto PalavrAções

Lajeado
oktober-2024

As influências das mudanças sociais e tecnológicas nas escolas serão debatidas em seminário promovido pelo instituto PalavrAções. O evento ocorre hoje, a partir das 18h30min, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

Participam do encontro o doutor em Sociologia pela UFRGS e professor da Unisc, César Goes, e a médica psiquiatra mestre em Administração pela UFRGS, Michele Valent.

Na palestra “A aula não é uma sala: relações e cruzamentos do processo de aprendizagem”, Goes fará uma leitura clássica sobre a criação da escola moderna e seus propósitos no início da revolução industrial, quando a aula e a sala tornaram-se palavras associadas de maneira naturalizada.

Segundo ele, a sala de aula é um aparato tecnológico e sobre a qual estão formatados diversos princípios valorativos, alcançados a partir de uma disposição de papéis e relações já pré-estabelecidas.

“O lugar do aluno e do professor, o formato disciplinar e as atitudes sincronizadas com base em um código de comportamento coletivo acabam por se impor sobre a espontaneidade do indivíduo”, aponta. Diante desse cenário, o professor apontará experiências como as de Paulo Freire e outros projetos pautados pela separação entre a aprendizagem e os aparatos tecnológicos.

“Da aula embaixo das mangueiras ao canto compartilhado entre outros que refundam o ato de aprendizagem”, explica. Para ele, o cruzamento de trajetórias e valores comuns à construção dos indivíduos e as noções da condição de humanidade só serão alcançados quando se fundem a vida e o aprendizado.

[bloco 1]

Instituto

Sediado em Estrela, o PalavrAções é uma instituição sem fins lucrativos que atua desde 2004 no RS, visando contribuir para o desenvolvimento humano por meio da educação.

O instituto desenvolve programas de educação, pesquisas, estudos, diagnósticos e consultorias nas áreas de saúde, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento urbano, liderança, direitos humanos e segurança pública, redes de cooperação e economia solidária, gestão pública, comunicação e psicologia.

Acompanhe
nossas
redes sociais