Codevat debate volta dos pedágios na BR

Lajeado

Codevat debate volta dos pedágios na BR

Depois de audiência no Vale, comissão regional aguarda posição oficial da Assembleia

Codevat debate volta dos pedágios na BR
Lajeado
oktober-2024

O Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realiza assembleia geral amanhã, a partir das 15h30min, no auditório do prédio 16 da Univates. Os integrantes devem debater, entre outros assuntos, o plano de concessão da BR-386. Edital ainda não foi finalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com a presidente do Codevat, Cíntia Agostini, o encontro é aberto. Segundo ela, não há novidades em relação ao que foi debatido entre o Grupo de Trabalho formado por líderes locais dos vales do Taquari, Alto do Botucaraí e Caí e os integrantes da ANTT e do Ministério dos Transportes.

“Estou trabalhando na apresentação para a assembleia de sexta-feira. Mas as informações são as mesmas que já temos hoje. Continuamos fazendo algumas simulações”, reitera a presidente. Nessas simulações, o conselho procura alternativas para diminuir os custos dos pedágios, e aplicar uma tarifa única em todas as cinco praças previstas para a BR-386.

As cobranças, a princípio, devem ficar em Montenegro, Fazenda Vilanova, Soledade, Tio Hugo e Sarandi. Na primeira proposta apresentada em fevereiro pela ANTT, antes da realização de quatro audiências públicas no estado, eram quatro praças de pedágio. A última, de Sarandi, foi incluída como forma de diluir o preço das quatro já previstas.

A inclusão dessa quinta praça de pedágio também deve aumentar a duplicação da rodovia. Inicialmente, a nova pista seria construída entre Lajeado e Carazinho. A intenção, agora, é ampliar o investimento até Sarandi. A ideia do Grupo de Trabalho era duplicar a BR-386 até Iraí, na divisa com Santa Catarina. A ANTT descarta. Uma nova reunião ocorre no dia 11, em Porto Alegre.

Assembleia Legislativa

No dia 19 de abril, sob coordenação dos deputados estaduais Enio Bacci (PDT), proponente do encontro, Ronaldo Santini (PTB) e Adão Villaverde (PT), a Comissão Mista de Defesa do Consumidor e Participação Legislativa Popular e a Comissão de Assuntos Municipais realizaram uma audiência pública na Univate.

Duas semanas após o encontro, a Assembleia ainda não apresentou o resultado, segundo Bacci, seria o “posicionamento oficial dos deputados”. A comissão presidida pelo único representante do Vale do Taquari aprovou ontem a ata da audiência. Já a outra comissão não finalizou os trabalhos. O documento deve ser entregue até a próxima semana.

Saiba mais

O plano de concessões da União prevê a licitação e repasse à iniciativa privada de 467,7 quilômetros de rodovias federais no estado. Os investimentos em recuperação, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade devem ultrapassar R$ 7,9 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. Entre esses, a duplicação entre Lajeado e Sarandi.

Outra obrigação das concessionárias será a implantação e melhorias de vias marginais, trevos, viadutos, passagens superiores e inferiores, interconexões, retornos, passarelas, correções de traçado e melhorias em acessos. O edital também prevê a concessão de trechos das BRs 290, 448 e 116.

Acompanhe
nossas
redes sociais