Evento aborda políticas de saúde da mulher

Lajeado

Evento aborda políticas de saúde da mulher

Conferência de amanhã escolhe representantes do município para encontro nacional

Lajeado

Com o tema “Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade” o governo de Lajeado promove a  1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento ocorre amanhã, 4, a partir das 8h, no auditório do prédio 7 da Univates.

Durante a manhã, a delegada da mulher, Márcia Bernini, e a coordenadora de Atenção Básica, Nilse Gemeli Lavall, abordam o tema central do evento. A expectativa é que Márcia apresente os dados em relação à violência contra mulheres na região, especialmente o feminicídio. Nilse deve falar sobre as doenças que mais atingem o público feminino.

A conferência será norteada por quatro eixos: o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico; mundo do trabalho e suas consequências, vulnerabilidades e equidades e políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Representante do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e uma das organizadoras do evento,  Elisangela Zanelatto salienta a necessidade de debater os diversos aspectos que influenciam na saúde das mulheres. “Quando falamos da integralidade de pensar a saúde, nota-se que alguns eixos se misturam, por isso, a orientação é pensar por eles.”

Elisangela usa as questões profissionais para exemplificar a ligação entre os quatro eixos temáticos. “Ter dupla ou tripla jornada pode trazer mais doenças relacionadas. O índice mais alto de pessoas que sofrem de doenças psíquicas é de mulheres.” Formada em Psicologia, ela atribui as dificuldades de ingresso e a manutenção no mercado de trabalho como um dos fatores mais influentes para esses índices.

Formulação de propostas

O evento é parte da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, programada para o início de agosto. Durante o encontro de Lajeado, serão escolhidas as representantes do município para o evento nacional.

Além de escolher as representantes do município, o encontro de amanhã vai elaborar propostas de políticas públicas. A ideia é levar essas ideias aos representantes estaduais e federais. A conferência municipal é aberta à toda população e não há de necessidade inscrição prévia.

Programação

8h – Credenciamento

8h15min – Apresentação artística

8h30min – Abertura – Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência

9h – Mesa Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade
Nilse Gemelli Lavall – Coordenadora da Atenção Básica
Marcia Bernini – Delegada de polícia

9h45min – Atividade física – Lian Gong

10h – Intervalo

10h15min – Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade – Jussara Cony, da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

11h15min – Debate

11h30min – Último prazo para entregar ficha de inscrição de delegado(a)/Intervalo para almoço

13h – Trabalho de Grupo – Salas do Prédio 3

14h30min – Intervalo – Coffee break no prédio 7

14h45min – Plenária – Auditório do prédio 7

17h – Escolha dos(as) delegados(as)

 

Acompanhe
nossas
redes sociais