Amturvales começa diagnóstico turístico

Vale do Taquari

Amturvales começa diagnóstico turístico

Entidade espera entregar até julho relatório completo sobre potencial regional

Amturvales começa diagnóstico turístico
Vale do Taquari

Três turismólogas iniciaram nesta semana o diagnóstico turístico regional, um estudo que pretende mapear a estrutura e as atrações turísticas disponibilizadas nos 38 municípios do Vale. O trabalho é uma iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), que pretende terminar o levantamento até junho e apresentar os dados em julho.

Durante o levantamento, as profissionais farão a identificação, a atualização e o registro dos atrativos turísticos da região. O trabalho foi dividido entre Lizeli Bergamaschi, Elisabete Lenhard e Diuly Mähler. As duas primeiras representam a própria Amturvales, enquanto Diuly é do G8.

As três visitam os municípios sempre acompanhadas de um gestor local. O trabalho consiste em contabilizar o número de hotéis, leitos, qualidade do serviço de táxi e acesso aos pontos turísticos.

Presidente da Amturvales, Rafael Fontana considera as informações atuais sobre o potencial turístico do Vale desatualizadas. “Precisamos fazer essa análise profunda.”

Na avaliação dele, o estudo será importante para aproveitar melhor o potencial turístico regional. “Tem município que tem um atrativo que não está sendo utilizado, ou até mesmo um produto da sua cidade que pode ser utilizado e não está.”

Fontana mostra confiança de encontrar atrações que, muitas vezes, estão esquecidas pelos moradores das cidades. “Acredito que vamos acabar achando novidades que as pessoas do local não tenham conhecimento.”

Entre os negócios que devem ter uma atenção especial, estão as agroindústrias, citadas pela Amturvales como uma forma de atrair visitantes. Fontana aponta ainda para a criação de roteiros segmentados como maneira de aumentar o número de pessoas que visitem o Vale. “O roteiro religioso já é conhecido, mas tenho avaliado que temos um potencial para o turismo pedagógico, capaz de atrair estudantes do Ensino Fundamental.”

A expectativa é de que o estudo seja finalizado no mês de junho, com os dados tabulados e entregues em julho.

Acompanhe
nossas
redes sociais