Alimentação funcional: receita de saúde e boa forma

Você

Alimentação funcional: receita de saúde e boa forma

Alimentos funcionais podem prevenir e até auxiliar no combate de algumas doenças

Alimentação funcional: receita de saúde e boa forma
Vale do Taquari

Faz milhares de anos que o ser humano busca nos alimentos, principalmente nos vegetais, a fonte da saúde e longevidade. Há 2,5 mil anos, Hipócrates já dizia: “Que o seu alimento seja seu medicamento, e seu medicamento seja seu alimento.”

Mas foi nas últimas décadas, com o avanço da tecnologia e da ciência, que os benefícios de alguns alimentos foram comprovados. Chamados de funcionais, eles têm relação direta com a melhora e prevenção de algumas doenças, e desordens estéticas.

Podem agir no organismo como antioxidantes, na proteção, integridade e beleza da pele, prevenindo e contribuindo no tratamento da celulite, flacidez, gordura localizada e perda de peso.

Além de auxiliarem na cicatrização, na regulação do metabolismo do colesterol e hormonal, na redução da pressão sanguínea e na melhora da imunidade, dentre outros efeitos.

De acordo com a nutricionista Jéssica Schuster, isso é possível porque esses alimentos têm alguns componentes específicos que desencadeiam mecanismos protetores e reguladores

Benefícios

Conforme a nutricionista, para garantir a eficácia dos alimentos funcionais é preciso consumi-los de maneira regular, na alimentação diária.“Nossa alimentação deve ser observada como um todo e não apenas incluindo esse ou aquele alimento”, ressalta.

Jéssica cita como exemplo o caso de um hipertenso. Se consumir alho para redução e controle da pressão, terá resultados satisfatórios se não ingerir alimentos ricos em cafeína e sódio.

Em relação à estética, o raciocínio é o mesmo. Na prevenção e tratamento de flacidez, o uso de alimentos com propriedades funcionais deve estar associado à não ingestão de alimentos com efeito tóxico sobre a pele, como refrigerantes e doces.

Granola de frigideira funcional

A nutricionista ensina uma receita funcional. Opção para acompanhar frutas e iogurte no café da manhã e nos lanches.

Ingredientes

– 1 xícara de aveia laminada ou em flocos
– 1 colher (sopa) de mel ou melado
– 1 colher (sopa) de óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem
– 2 colheres (sopa) de coco ralado ou em lascas
– 1/4 de xícara de passas de uva ou maçã desidratada (ou outra fruta seca picada)
– 2 colheres (sopa) de sementes de chia ou linhaça
– 1 colher (chá) de cacau (se quiser, sabor de chocolate)

Modo de preparo

Esquente o óleo ou azeite na frigideira e em seguida coloque a aveia. Mexa com uma espátula como se estivesse refogando. Adicione o melado ou mel na frigideira e continue mexendo para não grudar. Se quiser sabor de chocolate, adicione o cacau neste momento também.

Quando estiver dourado, desligue e adicione o coco ralado, passas de uva, sementes e outros ingredientes de sua preferência, como castanhas, nozes ou amêndoas. Conserve em um pote de vidro bem fechado para ela se manter crocante.

Essa receita rende 200g de granola. Cada colher de sopa (10g) contém: 39 kcal, 1,1g de proteína, 6,6g de carboidratos e 1g de gordura. É muito mais nutritiva e menos calórica que a tradicional.

Os componentes de cada alimento funcional

Sulfetos alílicos (alilsulfetos)
Onde encontrar: alho e cebola.
Benefícios: reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico e reduzem o risco de câncer gástrico.

Taninos
Onde encontrar: maçã, uva, manjericão, manjerona, sálvia, soja.
Benefícios: antioxidantes, antissépticos, vasoconstritores.

Probióticos (bifidobactérias e lactobacilos)
Onde encontrar: leites e iogurtes fermentados, como o kefir.
Benefícios: promovem o equilíbrio da flora microbiana intestinal, aumentam a imunidade, reduzindo o risco de infecções e a incidência e a gravidade de doenças gástricas e intestinais.

Ômega 3
Onde encontrar: nas sementes de chia e linhaça, nas castanhas, nozes e amêndoas e em peixes de água fria e salgada (sardinha, cavalinha, arenque, salmão).
Benefícios: protege as células, reduz o colesterol “ruim” (LDL) e os processos inflamatórios, previne doenças cardiovasculares.

Catequinas
Onde encontrar: chá verde e de hibisco, cerejas, amoras, framboesas, mirtilo, uva roxa, vinho tinto, cacau.
Benefícios: reduzem a incidência de certos tipos de câncer; o colesterol; combatem radicais livres auxiliando na melhora estética da pele e na queima de gordura corporal.

Fibras
Onde encontrar: nos cereais integrais (aveia, arroz, trigo, milho, quinoa, amaranto, etc.), nas frutas, verduras e legumes e nas leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, soja).
Benefícios: protegem contra o câncer de cólon e reto; reduzem o colesterol e a glicemia e previnem doenças cardiovasculares. Têm componentes essenciais para a produção de colágeno.

Flavonoides
Onde encontrar: uvas, vinho tinto, suco de uva integral, cacau, frutas cítricas, cereja, amora.
Benefícios: atividade anticâncer, vasodilatadora, antiinflamatória e antioxidante. Ainda auxiliam na melhora da pele e na queima de gordura corporal.

Licopeno
Onde encontrar: tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.
Benefícios: antioxidante, reduz os níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata. Melhora a pele e ajuda a emagrecer.

Acompanhe
nossas
redes sociais