Projeto estimula implantação de pomares

Forquetinha

Projeto estimula implantação de pomares

Em 3 anos foram distribuídas 1,5 mil mudas. Objetivo é incentivar o beneficiamento

Projeto estimula implantação de pomares
Vale do Taquari
oktober-2024

Desenvolvido pela Secretaria da Agricultura em parceria com a Emater, o Programa Diversificando o Pomar Doméstico – colha frutas o ano todo tem o objetivo de garantir a soberania alimentar por meio de cultivos livres de agrotóxicos. Além disso, busca incentivar a diversificação e o beneficiamento das frutas em agroindústrias.

Conforme o técnico em Agropecuária Élder Leitzke, em três anos, mais de 1,5 mil mudas de frutíferas (laranja, bergamota, videira, limão, figo, entre outras) foram distribuídas. “Além de produzir um alimento saudável, existe a possibilidade de vender o excedente para programas sociais e mercados da região”, comenta.

Outra alternativa é o processamento das frutas e investir na fabricação de schmiers e compotas coloniais. Segundo Leitzke, o Executivo estuda a viabilidade de criar uma feira municipal para estimular a venda de produtos da agricultura familiar no centro.

De acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine, a produção de alimentos é uma boa alternativa de lucro no meio rural e favorece inclusive a sucessão. Com a garantia de orientação técnica e linhas de crédito, a Emater incentiva a criação de novas agroindústrias para no futuro beneficiar o excedente das frutas. “É possível transformá-las em sucos, doces, geleias, schmiers e compotas”, orienta.

Para incrementar a área cultivada e fazer o manejo correto dos pomares, a Emater e secretaria fornecem a qualificação técnica, por meio de dias de campo, palestras, cursos, e treinamentos nos centros da entidade.

Aposta no beneficiamento

O jovem Anderson Bald, de São Vitor, implantará um hectare de figos e peras. A ideia é construir uma agroindústria até 2019 quando o pomar começa a produzir em maior escala. Serão fabricadas schmiers e geleias.

Na propriedade ondemora com os pais e a irmã, a bovinocultura de leite é a principal atividade. Mesmo com a estrutura montada para atender as cerca de 40 vacas em lactação, que rendem uma média de 800 litros de leite por dia, Anderson pensa em diversificar os cultivos e reduzir a dependência da atividade leiteira.

A garantia de sucessão faz o pai apoiar a ideia e auxiliar para que o projeto obtenha êxito.

Foco no setor primário

Com mais de 70% da arrecadação oriunda da agricultura, o prefeito Paulo Grunewald aposta na produção de alimentos para diversificar. “Existe mercado, oferecemos apoio técnico e temos mais de 40 programas voltados para auxiliar os produtores”, ressalta.

Grunewald quer incentivar a criação de mais agroindústrias no município. Hoje existem apenas três. Para ele, é uma forma de agregar valor à matéria-prima e aumentar o faturamento das famílias com a venda dos produtos.

Acompanhe
nossas
redes sociais