Comunidade apresenta reivindicações

Encantado

Comunidade apresenta reivindicações

Moradores do Vila Moça reclamam do depósito de lixo próximo a uma escola

Encantado
oktober-2024

O Legislativo realizou o Projeto Câmara Cidadã no Salão Comunitário do Bairro Vila Moça na segunda-feira à noite. A iniciativa criada em 2013 tem por objetivo aproximar os vereadores da população e ouvir as demandas da comunidade.

Representando o bairro Vila Moça, o presidente da Comunidade Neri Luiz Soga destacou que as três demandas principais: calçamento e resolução do problema do lixo acumulado na rua Tupanciretã e retorno da monitora para reativação do Projeto Viver Bem. “O problema do lixão, que se estende há anos, é uma questão de saúde pública. Ali é um local de criação de mosquitos e animais peçonhentos, além de ficar perto da creche”, destacou.

O vereador Valdecir Cardoso (PP) disse que há outros pontos da cidade: no Jardim do Trabalhador e Navegantes onde há esse problema. Segundo o ele, já está buscando modelos de cooperativas de reciclagem para apresentar a esses catadores. Cardoso citou que a Cosuel tem um trabalho que também pode servir de exemplo.

Sobre a resolução do lixo acumulado na rua Tupanciretã, o vereador Marino Deves (PP) comentou que “nem sequer a promotoria pública, nem a defensoria, nem o Judiciário conseguiram resolver. Não é fácil de resolver”. Outros vereadores também se manifestaram favoráveis às reivindicações dos moradores, entre eles, os peemedebistas Celso Cauduro, Valdecir Gonzatti e Volmir Kunzler, e também a presidente Jaqueline Taborda (PDT). Moacir Tramontini (PTB) sugeriu que as três demandas fossem endossadas pelo Legislativo.

[bloco 1]

Projetos aprovados

Quatro projetos foram aprovados por unanimidade. Um autoriza o Executivo a abrir créditos especiais no valor de R$ 81 mil para abastecimento do transporte escolar com recursos provenientes do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar. Outro estende o prazo para os munícipes regularizem os débitos fiscais em dívida ativa. O prazo do Programa de Regularização Tributária estende-se até 30 de junho.

Aprovada também a proposta que concede abono salarial aos agentes comunitários de saúde vinculados á equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os 37 agentes receberão o valor individual de R$ 1.096,21, repassados pelo Governo do Estado. Ainda a autorização ao Executivo para contratar temporariamente dois médicos – um clínico-geral e um pediatra foi aprovada.

Espaço Cultural

Por meio do Projeto de Resolução Legislativa, foi criado o Espaço Cultural Aprendendo Cidadania da câmara de vereadores. Serão disponibilizados exemplares de livros, principalmente de estatutos, códigos, Constituição federal e de autores locais para consulta e retirada. O espaço deve ser inaugurado nas próximas semanas.

Acompanhe
nossas
redes sociais