Internos pedem reabertura de clínicas

Encantado

Internos pedem reabertura de clínicas

Grupo promove manifestação em frente ao fórum e entrega abaixo-assinado

Internos pedem reabertura de clínicas
Encantado

Tentar reverter a interdição de duas casas geriátricas foi motivo de protesto em frente ao fórum. Cerca de 30 pessoas, entre familiares dos internos, funcionários e alguns idosos levaram cartazes e entregaram um abaixo-assinado ao Judiciário. A interdição ocorreu na terça-feira, 18, pela Promotoria de Justiça.

O ato foi motivado pela suspeita é de casos de maus-tratos, negligência e omissão no cuidado dos idosos. A ação partiu de informações repassadas por familiares de internos e denúncias feitas pelo Disque Denúncia.

Ontem, a juíza Jacqueline Bervian recebeu alguns manifestantes. Os próximos passos, segundo a promotora, serão o prosseguimento das investigações e a apuração se houve crime que viole o Estatuto do Idoso. Além disso, há o prazo de contestação por parte dos responsáveis.

Após a manifestação, o grupo se dirigiu à prefeitura, onde se reuniu com o prefeito e com a secretária de Saúde. A administração se comprometeu a acompanhar o caso e orientar as famílias sobre as transferências.

Investigação

Conforme o delegado Sílvio Huppes, a investigação está em andamento. “Houve denúncias e relatos recentes e de há mais tempo de maus-tratos e ausência de cuidados com os idosos.” Segundo o delegado, não há nada definido nas investigações. A previsão de conclusão do inquérito é de 60 dias.

Reunião

A responsável pelas casas interditadas, Elis Regina da Rocha, acompanhada pelo advogado Alvoir Araújo, se reuniu com familiares na manhã da quinta-feira. O objetivo foi prestar esclarecimentos. “Acredito que os motivos dessas denúncias tenham sido a concorrência, pois chegamos a ter 36 idosos e a concorrência dois. Outra questão é de um funcionário que, por não estar apto e ter sido afastado, tenha feito as denúncias”, alega.

Segundo o advogado, a pedido da Promotoria de Justiça, os dois locais não podem receber nenhum idoso. “Vamos tentar reverter a situação e derrubar a interdição para que os familiares de vocês não precisem sair.”

A respeito da transferência dos idosos, Elis acrescenta que a contadora está vendo outra acomodação nos mesmos moldes em relação a conforto. Ainda não está definido, mas é provável que seja em Fazenda Vilanova.

Acompanhe
nossas
redes sociais