Operação Tiradentes reforça segurança

Vale do Taquari

Operação Tiradentes reforça segurança

Ação nacional homenageia patrono das corporações

Operação Tiradentes reforça segurança
Vale do Taquari

Mais de 600 mil servidores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de todo país estão mobilizados neste feriado. A Operação Nacional Tiradentes reforça a segurança da população e ao mesmo tempo celebra a memória de Tiradentes, o patrono da corporação.

A operação iniciou às 14h de quinta-feira e se estende até as 22h deste sábado. No Vale do Taquari, todo efetivo estará mobilizado. Segundo o chefe do Comando Regional de Policiamento  Ostensivo (CRPO), coronel Cleider Oliveira Cavali, a região não contará com reforço nas equipes.

Em Porto Alegre, o efetivo deve ter um incremento de 30%.  Parte dele é composta pelos novos brigadianos, que fazem parte das turmas em formação. Além da capital, integrantes dessas turmas se somam ao efetivo dos vales do Rio Pardo e Sinos e da Serra Gaúcha.

Segundo Cavali, o diferencial da operação é o envolvimento nacional de todas as polícias militares e Corpo de Bombeiros. “Neste período vamos empregar nossa força máxima e temos como objetivo aumentar a percepção de segurança da população.”

De acordo com ele, o efetivo atuará na prisão de criminosos, apreensão de drogas e armas, recuperação de veículos roubados e furtados. “Na região, vamos fazer barreiras e ações para combater alguns indicadores específicos de criminalidade, basicamente buscando a captura de foragidos, apreensão de drogas e armas.”

O lançamento da operação ocorreu na quinta-feira à tarde, na rua Marechal Deodoro, em frente ao CRPO, com a participação de representantes dos diferentes segmentos de policiamento da região.

Durante a solenidade, Cavali agradeceu o empenho do efetivo. Segundo ele, mesmo diante de dificuldades oriundas da falta de investimentos devido à crise do Estado, as equipes enfrentam inúmeras situações e adversidades para garantir a segurança da população.

“Pedimos que a sociedade respeite e reconheça nosso trabalho. Atuamos todos os dias enfrentando dificuldades. Somos os únicos profissionais que oferecemos a vida para defender a população”, disse.

Operação começou na tarde dessa quinta e se estende até a noite de sábado

Operação começou na tarde dessa quinta e se estende até a noite de sábado

Mais efetivo

Pelo menos 421 policiais militares aprovados no último concurso para a Brigada Militar foram convocados na quarta-feira. A lista foi publicada no Diário Oficial do Estado. Eles se apresentam no mês de maio para início dos treinamentos.

Nos próximos dias, serão chamados mais 101 aprovados para o Corpo de Bombeiros, além dos 141 para a Polícia Civil e 20 servidores para o quadro de saúde da Brigada Militar.

O governo prevê o ingresso de mais 1.543 policiais em formação. Desse total, 1.060 para Brigada Militar, 260 para os bombeiros e 223 servidores para a Polícia Civil. Com a convocação, o banco de concursados da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros foi zerado.

O chamamento dos concursados foi anunciado no início do mês. O CRPO está na expectativa por reforço no efetivo. De acordo com Cavali, ainda não se sabe quantos brigadianos devem integrar o efetivo do Vale. Por enquanto, das turmas em formação, nenhum integrante será direcionado para a região.

Com a convocação de novos policiais, a expectativa é que brigadianos da região que reforçam a segurança da capital retornem ao Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais