Contrato garante transporte para alunos do Ensino Médio

Estrela

Contrato garante transporte para alunos do Ensino Médio

Cerca de 79 estudantes residentes na área rural serão beneficiados

Contrato garante transporte para alunos do Ensino Médio
Estrela

Estudantes do Ensino Médio da rede estadual, que residem no meio rural, serão beneficiados com o programa de transporte escolar. A Secretaria de Educação (Smed) assinou o convênio com o governo do Estado no Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul (Peate/RS).

Ao todo, 79 alunos receberão transporte gratuito se morarem, no mínimo, a dois quilômetros de distância da escola mais próxima da residência. O convênio do Peate/RS repassa valor por aluno, de acordo com o Censo Escolar de 2016.

Conforme o secretário de Educação Marcelo Mallmann, o valor será repassado pelo Estado em dez parcelas, totalizando R$ 182 mil no ano.

Na próxima segunda-feira, 24, ocorre reunião com os diretores das escolas que têm alunos do programa. Depois disso, as solicitações poderão ser encaminhadas pelos estudantes.

O benefício será concedido sob a forma de ressarcimento. O aluno pagará o transportador e, no fim do mês, deve apresentar o comprovante de despesa para receber de volta os valores.

Segundo Mallmann, a opção por essa modalidade foi feita em virtude dos custos. Nesse formato, a despesa será menor por dispensar a necessidade de licitar o serviço. Além disso, os roteiros atenderiam número reduzido de alunos e tornariam o serviço oneroso.

Como funcionará

O ressarcimento dos valores do transporte será efetuado após comprovação legal dessas despesas por parte dos responsáveis ao governo. Quando houver escola pública nas proximidades da residência do aluno e seus responsáveis optarem pela matrícula por outra unidade escolar pública, ele perderá o direito ao transporte escolar gratuito.

Documentação

Para participar do programa, o responsável deve solicitar o benefício à Smed, mediante a apresentação de comprovantes de endereço e de matrícula; documento de identidade do aluno; nome e CPF do responsável e número da conta bancária.

Impasse

No município, apenas estudantes do Ensino Fundamental estavam cadas­trados no programa. Mas foi encerrado com o fim das atividades da escola Pedro Braun. A discussão para que o Estado destinasse recursos aos estudantes do Ensino Médio se estende faz anos.

A questão motivou ação judicial em 2012. A situação causou bloqueios judiciais de forma proporcional junto às contas do Estado e de Estrela. Para solucionar o impasse e garantir o acesso à educação dos alunos, o convênio foi assinado.

Acompanhe
nossas
redes sociais