Fornecedores recolhem ovos de  chocolate e põem fim às liquidações

Lajeado

Fornecedores recolhem ovos de chocolate e põem fim às liquidações

Poucos itens terão descontos. Medida visa mudar comportamento

Fornecedores recolhem ovos de  chocolate e põem fim às liquidações
Lajeado
oktober-2024

O consumidor que esperou as liquidações pós-Páscoa para comprar ovos de chocolate encontrará preços altos. Os poucos itens que restaram nos mercados seguem com os mesmos valores. O setor avalia se liquida parte dos produtos que sobrou. A maioria será devolvida aos fornecedores.

Segundo a gerente operacional de um mercado, Viviane Picinin, a própria indústria adotou essa prática para romper a cultura de parte dos consumidores que deixam para fazer as compras depois da Páscoa.

“Muitas pessoas deixavam a data passar para adquirir os presentes e compravam com um preço muito menor. Para mudar esse comportamento, algumas empresas preferem recolher os produtos.”  Apenas os itens de fornecedores que não recolherem serão liquidados. Nesses casos, o preço pode cair até 50%.

De acordo com o gerente de uma rede de mercados da região, Elton Fisher, os fornecedores orientam a manter os mesmos preços e a devolver os ovos que sobraram. As promoções foram feitas apenas no sábado. A queda de 10% no preço de ovos de alguns fornecedores colocou fim ao estoque de alguns produtos.

Segundo ele, ao longo da semana, alguns produtos foram repostos. “Apenas por isso houve sobra. Se não, o volume seria ainda menor.”

A situação é a mesma em lojas especializadas em chocolates. Segundo a gerente, Paula Girardi, os produtos que restaram não terão descontos. Os ovos serão recolhidos pela indústria.

Consumidor encontrou expositores quase vazios e sem promoções.  Segundo Agas, vendas foram 12% menores do que em 2016

Consumidor encontrou expositores quase vazios e sem promoções. Segundo Agas, vendas foram 12% menores do que em 2016

Vendas positivas

Os poucos itens que sobraram nas parreiras demonstram um saldo positivo nas vendas. De acordo com Fisher, 99% dos produtos adquiridos foram vendidos. Um número animador se comparado ao ano passado.

Na avaliação de Viviane, o volume foi um pouco menor e atingiu cerca de 75% do estoque adquirido.

Apesar do balanço positivo, os estoques de ovos foram menores neste ano. Diante do cenário de instabilidade econômica, a indústria reduziu a produção, tendo em vista que o consumidor aderiu aos itens menores, como as barras e bombons. Segundo levantamento da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), cerca de seis milhões de caixas de bombons foram comercializadas.

O estudo mostra que a venda de ovos de Páscoa caiu 12% em relação ao ano passado. Foram comercializados 6,5 milhões de unidades.

Conforme o levantamento, enquanto em anos anteriores a sobra de ovos de chocolate após o domingo de Páscoa atingia 4%, neste ano, não ultrapassará 1%.

Depois dos excessos

O feriado de Páscoa costuma ser marcado pelos excessos.

Segundo a nutricionista, Fernanda Reali, a partir de agora, é fundamental  retomar o equilíbrio e os hábitos saudáveis. Um dos desafios é contrabalançar os níveis calóricos para compensar o que foi adquirido.

Para isso, ela sugere manter a hidratação por meio do consumo de água, chás e sucos naturais e consumir alimentos ricos em fibras, que favoreçam a termogênese – auxiliam a queima de calorias – como o gengibre e a canela. Também orienta aliar a alimentação saudável à prática de exercícios para auxiliar na queima de calorias.

Fernanda sugere  aos pais  controlar o consumo de chocolates pelas crianças. “É necessário verificar o perfil e as características de cada uma. Aquelas que são ativas, que estão dentro do peso e não têm problemas de saúde, podem comer os chocolates, mas em um ritmo devagar.” Ela sugere um consumo de 20g diária de chocolate. A quantidade equivale a um bombom ou a uma barra pequena.

É necessário dar preferência aos ricos em cacau, com pouco açúcar e gordura. Segundo ela, o chocolate, se consumido com moderação, é benéfico ao organismo e estimula o sistema nervoso central. Produz serotonina, o hormônio do bem-estar, e tem antioxidantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais