Custo elevado dos chocolates faz consumidor optar por roupas

Lajeado

Custo elevado dos chocolates faz consumidor optar por roupas

Setor de vestuário infantil registrou crescimento nas vendas

Custo elevado dos chocolates faz consumidor optar por roupas
Lajeado

O volume de vendas do comércio anima lojistas. Fatores como a Páscoa, saque do FGTS e a queda nas temperaturas provocaram aumento na venda de roupas.

O setor infantil teve maior procura. De acordo com a gerente de vendas de uma loja, Izalete Brönstrup, muitos pais trocaram os ovos de Páscoa por itens duráveis. “Muitos conjuntos que vendemos estavam com o mesmo valor de alguns ovos de chocolate. As pessoas optaram por produtos mais úteis para uso.”

O cenário foi o mesmo em outra loja do ramo. A gerente, Juliana Bencke, afirma que o setor infantil registrou o maior volume de vendas na data. De acordo com ela, a Páscoa estimula o setor e está entre uma das datas de maior movimento.

“Muitas pessoas preferem presentear com produtos duráveis. Por isso, a data traz um bom movimento.” Uma pesquisa da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) apontou para um crescimento de 5,8% nas vendas neste período. De acordo com a entidade, o tíquete médio para as compras atingiu R$ 53, valor pouco superior ao do ano passado.

FGTS

Além da Páscoa, a injeção de recursos oriundos do FGTS estimulou as vendas do setor. De acordo com lojistas, é possível perceber, desde a liberação, um volume maior nas compras à vista e, em especial, na negociação de dívidas.

Segundo os proprietários de uma loja, Janaína e Vanderlei Pohl, desde o início do ano, perceberam crescimento nas vendas. “Acho que esse aumento não está relacionado aos saques do FGTS, porque já vinha ocorrendo. Mas acredito que a regularização de algumas dívidas seja reflexo dos saques.”

Na avaliação deles, o mercado está se estabilizando e os consumidores estão mais confiantes. “As pessoas mudaram a forma de pensar. Percebemos que a crise não pesa muito na decisão no momento da compra.”

De acordo com Janaína, os consumidores também têm ampliado a pesquisa antes da compra. “Como elas têm dinheiro em mãos, buscam os melhores preços.”

Quedas na temperatura

A redução das temperaturas estimulou a venda como casacos, jaquetas e blusas de lã. Apesar do frio não ter chegado com força total, muitos consumidores têm pesquisado os melhores preços e as novidades da estação. Fator que mostrou crescimento nas vendas desses artigos desde as últimas semanas. “A maioria das pessoas quer ter as peças de lançamento antes do frio chegar, isso justifica o aumento nas vendas”, explica Juliana.

A perspectiva de um inverno rigoroso aponta para uma projeção de crescimento de 6% nas vendas, segundo a AGV. Os preços dos produtos tiveram um aumento baixo.

Segundo Izalete, a maioria das peças se manteve nos mesmos preços do ano passado. O pequeno incremento não afasta os consumidores.

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