Projeto integra Dália e municípios dos vales

Vales do Taquari e Rio Pardo

Projeto integra Dália e municípios dos vales

Cooperativa assina garantia de empreendimentos

Projeto integra Dália e municípios dos vales
Estado
oktober-2024

Para viabilizar a produção de frangos de corte para abastecer o frigorífico da Dália Alimentos em Arroio do Meio, a cooperativa difunde o Projeto ASA. Nesta semana, representantes da cooperativa visitaram os nove prefeitos que demonstraram interesse em firmar parceria. Desses, três sinalizaram áreas definidas: Mato Leitão, Venâncio Aires e Marques de Souza.

As visitas ocorreram entre os dias 3 e 7 com a coordenação do presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini. Também compuseram o grupo o assessor jurídico, Reinaldo Cornelli; o técnico em Agropecuária, Vanderlei Michelon; e o presidente de cada condomínio avícola.

A cada prefeito foi entregue e protocolada uma Carta de Compromisso de Produção Integrada de Frangos de Corte. Nos encontros, foi abordado a compra das áreas para edificação dos empreendimentos, com a formatação da parceria público-privada.

Em Mato Leitão, participou da reunião o prefeito Carlos Alberto Bohn e o secretário de Agricultura e presidente do condomínio avícola Mato Leitão, João Carlos Machry.

A área está localizada em Sampaio Baixo e tem 10,4 hectares. O município do Vale do Rio Pardo, por meio de ampla mobilização entre Executivo e o Legislativo, foi o primeiro a concluir esta etapa de definição e aquisição de área. Dezoito produtores fazem parte desse condomínio.

O segundo município a definir a área, também na região do Vale do Rio Pardo, foi Venâncio Aires. Em encontro com o prefeito, Giovane Wickert; o secretário de Agricultura, André Kaufmann; o presidente do Condomínio Avícola Venâncio Aires, Lauri José Schwendler e vice Lucimar Puhl, ficou definido que o empreendimento será na localidade de Linha 17 de Junho, em área com 11,5 hectares. Vinte produtores compõem esse grupo. “Onde tem Dália, tem sinal de prosperidade”, disse o chefe do Executivo, mostrando-se otimista com o projeto.

Também ficou estabelecido que o empreendimento se concretizará em Marques de Souza. Em encontro com o prefeito, Edmilson Dörr; o coordenador municipal de Agricultura, Charles Bauer; e o tesoureiro do Condomínio Avícola Marques de Souza, Rogério Petrini; ficou definido que a área será na localidade de Vasco Bandeira, totalizando 16 hectares. Desse grupo fazem parte 23 produtores.

Cada condomínio avícola terá oito pavilhões com 2.480 metros quadrados e capacidade para 275 mil aves/lote, sendo 35,5 mil alojadas em cada pavilhão. O investimento será de cerca de R$ 6 milhões por núcleo de produção. Em cada grupo, a cooperativa tem uma cota, sendo, assim, participante dos empreendimentos.

Indefinição

Os municípios de Vespasiano Corrêa, Relvado, Arroio do Meio, Anta Gorda, Encantado e Guaporé também foram visitados durante o roteiro. Juntos, somam 128 produtores.

Complexo Avícola

As obras do Complexo Avícola, em Palmas, Arroio do Meio, estão em ritmo acelerado. Nas próximas semanas, as estruturas metálicas começarão a ser instaladas para início do fechamento do telhado do frigorífico. Terraplenagem, postes, pilares e vigas estão concluídas no empreendimento que deverá abater as primeiras aves entre o fim de 2018 e início de 2019.

Acompanhe
nossas
redes sociais